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Advogado como profissional liberal e detentor do próprio negócio

Confira texto de Guilherme Barbosa, CEO da 3MIND.

Da Redação

quarta-feira, 17 de março de 2021

Atualizado às 10:06

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

Estamos em março de 2021 e muitos profissionais liberais - não só advogados - ainda lutam com a ideia de serem empreendedores. Parece um bicho de sete cabeças, algo completamente assustador, que deixa todos intimidados e completamente apavorados. 

Tem um outro grupo que também nega a ideia de ser vendedor. Pensa que vendedor é aquele no comércio varejista tentando bater a cota do mês para ganhar comissão, ou os representantes comerciais de grandes empresas tentando fechar negócios com outras. 

Ledo engano. 

Este é um post para você, advogado - e você também, profissional de marketing, dentista, designer, esteticista, entre tantos outros - conseguir entender de uma vez por todas como abraçar o conceito de ser empreendedor e vendedor e ter sucesso no seu negócio. 

Todo mundo é vendedor 

Essa lenda de que vendedores são só a moça da C&A oferecendo o cartão da loja ou o rapaz atrás do balcão te convencendo a aproveitar o desconto de fim de ano tem que acabar.

Todo mundo está vendendo alguma coisa, o tempo todo.

O quão antes você entender este conceito, melhor.

Claro que você não está oferecendo um produto tangível como é uma peça de roupa ou um automóvel, mas você está vendendo sua marca pessoal: seus conhecimentos, sua experiência, suas habilidades e sua capacidade de auxiliar seus clientes em quaisquer problemas que eles possam ter.

Para você captar clientes você precisa, então, ser um bom vendedor. Vender a sua marca com maestria, aplicando técnicas de oratória e convencimento, passando confiança e autoridade, e criando um laço afetivo no processo.

É impossível ser contratado se o cliente não confiar em você. Você deve fornecer as razões para que ele o faça.

Se você ainda pensa que programas de motivacionais são besteira, pense de novo

Lembra de quando existia um movimento completamente preconceituoso a tudo que fosse de manifestação, pensamento positivo, técnicas de motivação, etc? A tal "auto-ajuda" ainda tem um peso negativo enorme no Brasil, e se você é do time que condena, reavalie.

Ser empreendedor é difícil. Você é responsável por absolutamente tudo, então tanto os fracassos quanto as vitórias são mérito exclusivamente seu. Pode parecer simples, fácil de lidar, mas com certeza você terá dias em que vai querer desistir de tudo.

Se você não tiver um sistema de auto-ajuda para sobreviver a esses dias, você está acabado.

E não, não é simplesmente levantar e fazer e ir empurrando que uma hora tudo se resolve.

Se aprendemos algo com este ano, uma verdadeira montanha-russa desgovernada, é que precisamos cuidar da nossa saúde mental e ter um sistema de apoio. E ter um propósito maior para sua vida e aspirações profissionais é parte disso.

É importante que você saiba seu porquê. E se você não sabe ainda, nunca é tarde para descobrir.

Use a tecnologia a seu favor

A modernidade demorou, mas chegou ao direito, e os grandes tribunais brasileiros estão completamente digitalizados. Isso significa que você não precisa mais esperar alguém devolver um processo caso queira consultá-lo: tudo está lá, disponível simultaneamente para um grande número de pessoas.

As economias de recursos com essa mudança são incalculáveis - e contribuem também para a eficiência dos processos.

Além disso, há hoje no mercado uma série de ferramentas disponíveis para modernizar, otimizar e facilitar o funcionamento do seu escritório. Desde programas variados como Trello, Google Drive, Pipefy, Slack, até conceitos como o escritório virtual, que vão um passo além e digitalizam todo o processo da advocacia.

Analise seu perfil e as possibilidades: não adianta querer ter um escritório virtual se você não consegue trabalhar sozinho, claro. Mas de repente um modelo híbrido? Ou ainda com reuniões semanais com a equipe de colaboradores para alinhar pautas e ter um momento de troca?

O segredo é usar a tecnologia a seu favor. Ela deve te ajudar, não ser um problema a mais no seu dia a dia.

Foque na sua marca e crie autoridade

Espero que você já esteja convencido de que terá que se posicionar como vendedor.

Ótimo!

Então agora vamos falar da marca que você vai vender: a sua. É importantíssimo ter uma identidade visual cativante, um plano de comunicação que faça sentido para seus objetivos e um posicionamento claro diante dos seus clientes.

Na 3MIND, somos defensores eternos do marketing digital jurídico: depois de centenas de cases de sucesso, estamos seguros de que é uma ferramenta poderosíssima para fortalecer marcas e criar autoridade.

E não é um nada de outro mundo.

Trata-se apenas de identificar objetivos, traçar estratégias, selecionar ferramentas adequadas e criar conteúdo para solidificar o plano. A internet é um infinito de possibilidades e clientes à sua espera, basta você fornecer conteúdo de qualidade, se posicionar com credibilidade e ir atrás deles.

E se você precisar de ajuda, estamos à disposição.

Claro, se você quer implementar seu próprio plano de marketing digital jurídico, veja antes nosso curso gratuito para te ajudar. Temos este e vários outros disponíveis no nosso site, baseados em uma vasta experiência e metodologia comprovada atendendo mais de 150 escritórios em todo Brasil.

Se você quer saber ainda mais sobre estratégias, técnicas e ferramentas, aqui tem ainda mais informação, e no 3MIND Cast discutimos semanalmente assuntos relevantes ao direito.

E lembre-se: você é vendedor, dono do próprio negócio!

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