Gilmar Mendes critica Lava Jato: "maior crise sobre a Justiça Federal"
O ministro votou pela suspeição do ex-juiz Federal Sergio Moro.
Da Redação
terça-feira, 9 de março de 2021
Atualizado às 18:42
Nesta terça-feira, 9, o ministro Gilmar Mendes entendeu que o ex-juiz Sergio Moro perdeu a parcialidade nas decisões da Lava Jato. Durante seu voto, o ministro criticou a operação Lava Jato em conjunto com a atuação de Moro ao afirmar que "esta é a maior crise que já se abateu sobre a Justiça Federal". Veja os trechos selecionados por Migalhas:
Sobre a suspeição de Moro, Gilmar Mendes diz ter elaborado uma "biografia de um juiz acusador", salientando que a história recente do Judiciário ficará marcada por um projeto populista de poder político com a instrumentalização do processo penal: "coisas por demais impactantes, essa é a maior crise que já se abateu sobre a Justiça Federal".
Com os mesmos fundamentos que falou contra a 13ª vara Federal de Curitiba, Gilmar Mendes criticou a vara Federal que está aos cuidados de Bretas: "cabia tudo na vara de Curitiba, como também nesta vara do RJ, porque também ela se tornou algo espiritual, qualquer coisa tem a ver com a 7ª vara do RJ".
O ministro Gilmar Mendes também afirmou que o ex-juiz monitorou os passos da defesa de Lula:
Por fim, o ministro afirmou que "é relevantíssimo o combate à corrupção, mas ele há de ser feito nos moldes e dentro dos ditames legais. Não se combate crime cometendo crime":