MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bruno Dantas investiga suposta interferência em eleição do TCU
Processo administrativo

Bruno Dantas investiga suposta interferência em eleição do TCU

Troca de mensagens entre o auditor Nivaldo Dias Filho com o procurador Dallagnol foi divulgada com exclusividade por Migalhas.

Da Redação

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Atualizado às 09:56

O ministro Bruno Dantas, do TCU, determinou a instauração de processo administrativo para apurar eventual desvio funcional cometido pelo auditor de controle externo Nivaldo Dias Filho por suposta interferência na eleição para a presidência da Corte.

A troca de mensagens entre o auditor e o procurador Deltan Dallagnol foi divulgada com exclusividade por Migalhas na última quarta-feira, 17.

 (Imagem: UOL/Folhapress)

(Imagem: UOL/Folhapress)

Nos diálogos, é possível perceber a tentativa de Nivaldo de impedir a reeleição do ministro Aroldo Cedraz para a presidência do TCU. "Precisamos de algum fato contundente sobre ele que possa convencer os ministros a não reelege-lo (sic)", diz a Dallagnol.

Em outra troca de mensagens, ocorrida em janeiro de 2018, o auditor teria dito que estaria propenso a ir para Curitiba trabalhar in loco na força-tarefa, porém dependeria de que houvesse a cessão da sua esposa, que seria servidora do Distrito Federal, para o Estado do Paraná.

No despacho da última quinta-feira, 18, Bruno Dantas diz que a conduta funcional do servidor deve ser objeto de investigação pela Corregedoria do Tribunal, tendo em vista a possível ocorrência de desvio funcional.

"Inicialmente, entendo que a apuração deva começar por meio do levantamento de informações no âmbito do próprio Tribunal, sem prejuízo de que, se necessário, seja solicitado ao STF o compartilhamento de eventuais provas pertinentes ao caso."

O ministro ordenou, ainda, a verificação de todas as ligações telefônicas da unidade de lotação do referido auditor para a cidade de Curitiba, no período de 15/5/15 a 31/12/15, bem como de eventual telefone celular profissional a ele disponibilizado.

Também devem ser listados todos os e-mails enviados e recebidos pelo auditor que se referem ao domínio da PGR, do MPF e do MP/DF.

"Ademais, devem ser verificados todos os e-mails que possam ter ligação com o Procurador da República Deltan Dallagnol e com os Promotores de Justiça Sérgio Bruno Cabral Fernandes e Wilton Queiroz de Lima."

Publicidade

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...