PGR nega arquivamento sumário de representação contra Bolsonaro
Segundo a Procuradoria, o documento chegou ao sistema de forma duplicada, tendo sido arquivado somente o que foi protocolado de forma repetida.
Da Redação
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021
Atualizado às 09:07
Nesta terça-feira, 2, a PGR veio a público para desmentir a informação de que a representação contra o presidente Jair Bolsonaro teria sido arquivada sumariamente. Segundo a Procuradoria-Geral da República, o documento chegou ao sistema de forma duplicada, tendo sido arquivado somente o que foi protocolado de forma repetida.
"A representação, subscrita por membros do Ministério Público Federal e da Justiça, está tramitando normalmente na PGR, sob análise da assessoria criminal", diz a nota.
Antes da manifestação da PGR, os requerentes, quatro ex-procuradores da República, um desembargador e um subprocurador-Geral da República, ao ficarem sabendo do arquivamento sumário, afirmaram que "querem crer se tratar de alguma resposta fornecida por inteligência artificial, tamanho o seu absurdo".
Leia a nota da PGR na íntegra:
_______
É inverídica a informação publicada pela colunista Miriam Leitão de que o procurador-geral da República, Augusto Aras, "decidiu arquivar de forma sumária e sem maiores explicações a representação contra o presidente Bolsonaro por crime" e que "nem fez diretamente, o chefe de gabinete é que disse estar arquivando". A representação, subscrita por membros do Ministério Público Federal e da Justiça, está tramitando normalmente na PGR, sob análise da assessoria criminal.
Por falha do responsável por protocolar a representação, que pode ter pressionado o botão mais de uma vez, ou do próprio sistema, o documento chegou ao órgão em duplicidade, tendo sido arquivado somente o que foi protocolado de forma repetida, conforme informado aos autores da representação. Trata-se de um procedimento padrão.
A jornalista teria evitado o erro se, ao receber uma informação técnica, tivesse procurado a instituição para realizar a apuração jornalística dos fatos, como fizeram outros profissionais.