MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Acusado de lavagem consegue substituir prisão preventiva por domiciliar
Operação Metástase

Acusado de lavagem consegue substituir prisão preventiva por domiciliar

O paciente alegou que outro investigado, superior hierárquico da sociedade empresária em que ele exerce funções, teve a substituição concedida.

Da Redação

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Atualizado às 19:17

A 3ª turma do TRF da 1ª região concedeu habeas corpus para a substituir prisão preventiva por prisão domiciliar a um acusado de lavagem de dinheiro na operação Metástase. O colegiado observou que o paciente possui condições subjetivas favoráveis e similares a outro investigado que conseguiu a ordem.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

Trata-se de habeas corpus, impetrado em favor de acusado na operação Metástase, alegando que outro investigado, superior hierárquico da sociedade empresária em que o paciente exerce funções, teve a ordem concedida, e não teria razão para não conceder a um o benefício que foi concedido ao outro.

Ao analisar o caso, o relator convocado, juiz Federal José Alexandre Franco, observou que as condutas imputadas ao paciente foram praticadas sem violência ou grave ameaça, podendo a preventiva ser substituída por cautelares diversas.

O juiz ressaltou, ainda, que o paciente possui condições subjetivas favoráveis e similares, como a primariedade e atividade lícita.

"A prisão domiciliar cumulada com a proibição de comunicar-se com os outros investigados, e o afastamento temporário de suas funções e atribuições no IBDAH, APMI e, por consequência no HRJ, são medidas suficientes."

Assim, deferiu o pedido para que seja substituída a prisão preventiva por prisão domiciliar, fixando as seguintes medidas cautelares:

I) Proibição de manter qualquer tipo de contato com os demais réus, denunciados, investigados ou testemunhas do processo (art. 319, III, do CPP);

II) Afastamento de suas funções e atribuições no IBDAH, na APMI e no HRJ.

O advogado Pablo Domingues Ferreira de Castro, do escritório Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados, atua na causa.

  • Processo: 1039481-84.2020.4.01.0000

Veja a decisão.

__________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...