Mulheres são maioria dos 38 milhões de eleitores aptos a votar no 2º turno
Perfil do eleitorado das 57 cidades em que haverá nova votação aponta ainda que 11% têm entre 35 e 39 anos.
Da Redação
terça-feira, 24 de novembro de 2020
Atualizado às 13:28
Quase 54% dos eleitores que estão aptos a votar nos 57 municípios em que haverá segundo turno são mulheres; 56,20% do total são solteiros; 11,10% estão na faixa etária de 35 a 39 anos; e 29,84% têm ensino médio completo. Esse é o perfil médio dos 38.284.410 eleitores que estão aptos a votar no segundo turno das eleições municipais de 2020, no dia 29 de novembro.
O retrato dos eleitores consta das estatísticas eleitorais disponíveis no Portal do TSE - Tribunal Superior Eleitoral e foi traçado conforme a autodeclaração fornecida pelo eleitorado.
A capital alagoana é a que possui a maior quantidade de mulheres eleitoras (55,46%) do total de alistados na cidade. Já Joinville/SC é o que possui mais eleitores do sexo masculino (48,08%).
O perfil do eleitorado nas 57 cidades com segundo turno indica ainda que a maioria completou o ensino médio (32,05%), e que a cidade que detém o maior percentual nessa categoria é São Luís/MA. Já Vitória/ES contempla o maior número de eleitores com nível superior completo (31%).
Pouco mais de 420 mil pessoas que poderão votar nessas cidades declararam ter algum tipo de deficiência, sendo 154.981 eleitores da capital do estado de São Paulo, seguido pelo município do Rio de Janeiro (27.263) e pela cidade paulista de Guarulhos (22.659).
Já os eleitores que declararam o nome social totalizam 3.403 pessoas, 982 da cidade de São Paulo, 292 de Fortaleza/CE e 283 da capital fluminense.
Capitais
Dos 57 municípios que vão definir os prefeitos em segundo turno, 18 são capitais. A região Nordeste é a que tem a maior quantidade de capitais (sete) que ainda não definiram o chefe do Poder Executivo local: Maceió, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Recife, Teresina e Aracaju. Na sequência, vem a Região Norte, com cinco capitais no segundo turno: Rio Branco, Manaus, Belém, Porto Velho e Boa Vista.
Os eleitores de Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo também terão de comparecer às urnas no próximo dia 29.
Cuiabá/MT e Goiânia/GO são as duas únicas capitais do Centro-Oeste brasileiro a disputar o segundo turno das eleições. No Sul, apenas Porto Alegre/RS terá disputa no último domingo do mês.
Pronunciamento
Nesta terça-feira, 24, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, divulgou um vídeo em suas redes sociais e chamou atenção para um problema que vem ocorrendo nas eleições 2020: a violência por motivação política.
Conforme informou, em poucos dias teremos 2º turno em 57 cidades. São 228 candidatos a prefeito e vice, entre eles 53 mulheres.
Segundo o ministro, crimes eleitorais diminuiram, como boca de urna e compra de votos. Entretanto, tentativas de homícidio e ameaças a candidatos aumentaram.
"A violência é incompatível com a democracia", afirmou no pronunciamento.
De acordo com Barroso, há um tipo de violência que merece destaque: a violência de gênero contra mulheres.
"Esse tipo de agressão às mulheres, física ou moral, é pior do que machismo, é covardia."
Assista ao vídeo na íntegra.