MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. João Doria será indenizado após ser alvo de fake news
Notícias fraudulentas

João Doria será indenizado após ser alvo de fake news

A matéria falsa dizia que um funcionário do governador de SP gastou dinheiro público com prostituição. TJ/SP manteve indenização por dano moral em R$ 20 mil.

Da Redação

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Atualizado em 24 de outubro de 2020 08:05

A 2ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve indenização por dano moral que o dono de um blog deverá pagar ao governador de SP, João Doria, por publicar texto que veiculava fake news contra o político.

Para o colegiado, o responsável pelo conteúdo ultrapassou os limites da atividade jornalística ao veicular informação falsa de que um funcionário do político gastou dinheiro público com prostituição.

 (Imagem: Governo do Estado de São Paulo)

(Imagem: Governo do Estado de São Paulo)

O governador de SP ajuizou ação contra o dono de um blog após ter ciência de matéria intitulada "Funcionário de Doria gastou dinheiro público com prostituição". Segundo a defesa de Doria, a notícia é falsa porque o funcionário jamais integrou a sua equipe. O autor sustentou abuso de direito e má-fé do réu, cujo intuito com a falsa notícia foi prejudicar a sua imagem.

O juízo de 1º grau condenou o responsável pelo blog ao pagamento de R$ 20 mil por dano moral sob o entendimento de que houve produção deliberada de notícia falsa.

Publicidade

Tal entendimento foi mantido pelo TJ/SP. De acordo com o desembargador José Joaquim dos Santos, relator, o texto jornalístico induziu o leitor à conclusão de que o Doria teria empregado funcionário que gastou dinheiro público em casa de shows de prostituição: "ultrapassou os limites da atividade jornalística", afirmou.

O magistrado verificou que não é verdadeira a informação de que funcionário continuava a atuar durante a gestão de Doria como governador de SP: "funcionário que fora destituído do cargo quatro anos antes de o apelado se tornar governador", observou. 

Por fim, em razão da dificuldade da exclusão do material já exposto na internet, o colegiado decidiu manter a sentença e o valor do dano moral.

A advogada Maria Clara da Silveira Villasbôas Arruda (Pestana e Villasbôas Arruda Advogados) atuou no caso.

Veja a decisão

__________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS