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Direito de Família

Como captar clientes no Direito de Família

Confira texto de Guilherme Barbosa, CEO da 3MIND.

Da Redação

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Atualizado às 11:22

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

O Direito de Família preza pelas relações familiares e direitos e deveres provenientes dessas relações, como por exemplo, a garantia do pagamento de pensão alimentícia para menores e o asseguramento da herança para herdeiros legítimos, entre outros. 

Durante a pandemia do novo coronavírus, segundo dados da Agência Brasil, o número de divórcios em cartórios aumentou em 18,7% entre maio e julho. Outro levantamento do Colégio Notorial do Brasil revelou um aumento de 54% nos divórcios em cartório no mês de setembro. Mais um dado interessante é que as pesquisas "como entrar com um pedido de divórcio" na internet aumentaram 3.650% nos últimos seis meses e termos relacionados ao tema tiveram cresceram mais de 5.000%.

Ou seja, esse é um nicho de mercado sedento por informação e com urgência para a resolução de um problema. Ao analisar a busca "como entrar com pedido de divórcio" percebe-se que o usuário está pronto para iniciar uma ação e realmente dar entrada no processo de divórcio.

Por isso é importante que os profissionais da área do Direito de Família ofereçam informações relevantes para esses usuários na internet, gerando assim uma autoridade e relevância digital, além de, é claro, estarem prestando um serviço para a sociedade.

Neste artigo trazemos algumas dicas de como captar clientes no Direito de Família por meio de estratégias de marketing jurídico digital.

Ainda não sabe o que é isso?

Em resumo, o marketing jurídico digital é uma forma de propagar ou divulgar os serviços de um advogado ou escritório de advocacia na internet. A metodologia da 3MIND, apresentada nos próximos tópicos tem como foco a primeira página do Google, ou seja, quando o usuário pesquisa por um termo ou palavra relacionada ao serviço prestado pelo advogado é ele que vai aparecer, sempre oferecendo um conteúdo informativo e relevante para o usuário.

O primeiro passo para ter uma estratégia de marketing jurídico digital de sucesso é entender como o público-alvo ou cliente ideal do advogado ou escritório de advocacia está procurando por resolução de problemas na internet.

Entenda a forma de pesquisa do seu público-alvo

Entre as mais de 463 palavras-chave (formas de pesquisa diferentes) identificadas pelo público-alvo, destacamos algumas das 10 mais comuns e com melhor potencial de resultado a partir da palavra-chave: divórcio em cartório.

1) Como me divorciar;

2) Divórcio sem advogado;

3) Como separar no civil;

4) Divórcio no civil;

5) Papeis para divórcio;

6) Processo de divórcio;

7) Separação amigável precisa de advogado;

8) Como dar entrada na separação judicial;

9) Como fazer divórcio;

10) Como fazer para se divorciar;

Você perceberá que muitas das palavras guardam relação com a mesma intenção do usuário, e justamente a partir das semelhanças de pesquisa, o algoritmo do Google nos fornece o termo mais comum e utilizado entre os mesmos.

Em uma simples analogia, é como acontece em e-commerces como Amazon e Mercado Livre quando estamos comprando algo e somos surpreendidos com a seguinte mensagem "Os usuários que compraram este produto, também compraram estes outros".

Perspectiva de resultado a partir da palavra-chave

Observe no print abaixo o resultado de pesquisas relacionadas ao utilizar a palavra-chave "divórcio em cartório", são inúmeras combinações de palavras-chave utilizadas nas pesquisas.

  

Estimativa de tráfego total (palavras relacionadas acima) - 120.130

Estimativa de tráfego para um escritório posicionado na 1ª página de forma orgânica:

De 236 (última posição na 1ª página) a 4,3k (1ª posição).

Atenção - observe pelo print acima que o volume total se refere especificamente a combinação de palavras-chave: divórcio em cartório. Pequenas variações na combinação das palavras-chave poderão interferir para mais ou para menos neste resultado. Outra variação ocorre pelo posicionamento do seu site na 1ª página, lembrando que os primeiros recebem o maior tráfego conforme exibido acima.

A metodologia aplicada acima para exibição da perspectiva de tráfego, consiste na utilização de ferramentas para análise de tráfego de sites concorrentes, verificando o volume de acesso da primeira e da última posição organicamente, ou seja, sites que não estão pagando para aparecer na 1ª página.

Estimativa conservadora de contatos mensais (site na 1ª página) - 11 a 215 (até 5%)

Diversos fatores podem influenciar na perspectiva de resultado, entre eles, destacamos o chamado "senso de urgência" que leva o usuário a tomar uma ação imediata ou não sobre o problema e, principalmente, a experiência do usuário ao ler seu conteúdo - quanto mais se conectar com o problema do usuário, maiores serão suas chances de contato.

Estimativa de conversão em negócios para o escritório - o resultado poderá variar de acordo com a característica comercial do escritório, alternando também pela origem dos clientes e a possibilidade de fechar contratos jurídicos com clientes de outros estados. Exemplo: clientes da sua Cidade (mais facilidade de conversão), outros estados (menor conversão).

Quanto custaria esse tráfego se eu quisesse comprar (Google Ads) e aparecer imediatamente?

A lógica financeira do Google Ads se assemelha ao funcionamento de um leilão e, de forma bastante resumida, quem oferecer o maior lance pela palavra-chave, leva! Mas, na prática, outros fatores também podem influenciar no valor cobrado pela ferramenta, incluindo a sua localização, qualidade do anúncio e a experiência do usuário em seu site.

Na prática, advogados em grandes Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, sofrerão com o leilão já inflacionado em suas regiões (oferta x demanda), podendo atingir até (R$ 38,00) 1 (um) único clique pela palavra-chave Advogado Empresarial.

Neste caso, calculando hipoteticamente o custo do tráfego dos sites posicionados na 1ª e na última posição orgânica (10ª posição da página), considerando o custo de (R$ 1,00) por clique, um escritório NÃO posicionado organicamente teria que desembolsar a seguinte quantia:

1ª posição no Google - R$ 4.300,00/mensais;

10ª posição no Google - R$ 236/mensais;

O posicionamento orgânico é um dos motivos de crescimento acelerado para diversos escritórios de Advocacia que enxergaram o potencial do Google ao iniciar suas ações de Marketing Jurídico.

Se você não puder esperar para obter um resultado orgânico, conte com os especialistas da 3MIND para aprender através dos nossos cursos ou para que a nossa equipe gerencie suas campanhas.

O que deve ser inserido neste conteúdo para brigar pela 1ª posição no google?

Agora que você já entendeu como o cliente ideal do advogado ou escritório de advocacia está realizando as pesquisas na internet é hora de responder a essas perguntas com conteúdos informativos e consultivos, como define o Código de Ética da OAB, que permite que o advogado divulgue seus serviços por meio de conteúdos relevantes para a população.

Para produzir esse conteúdo e aumentar as chances de ranquear na primeira página do Google existem algumas dicas, são elas:

1.            Análise da concorrência: pesquise a palavra-chave no Google, como por exemplo, "divórcio em cartório" e análise o conteúdo de todos os sites que aparecem na primeira página, geralmente são 10 posições orgânicas.

Dê uma atenção especial para os conteúdos feitos por outros advogados ou escritórios de advocacia e ao produzir o seu conteúdo tente fazer melhor que eles, para assim, "roubar" aquela posição na tão sonhada primeira página do Google.

2.            Conteúdos relacionados: a técnica chamada de Pilar Page nada mais é que a produção de conteúdos que conversam entre si, ou seja, que facilitam a linkagem interna, oferecendo ao usuário uma experiência de navegação através do site do advogado ou escritório de advocacia.

Por exemplo, primeiro será produzido o Pilar Page um conteúdo super completo sobre Divórcio em Cartório, em seguida, pode ser produzida uma matéria correlata sobre Divisão de Bens e outra sobre Guarda dos Filhos.

3.            Técnicas de texto: o último passo para a produção de um conteúdo jurídico é seguir algumas técnicas de texto que vão melhorar a experiência de leitura do Google e do usuário da internet.

O storytelling é uma técnica muito usada por advogados para criar exemplos e facilitar o entendimento dos leitores com relação a determinado tema.

O SEO (Search Engine Optimization) é uma forma de facilitar a leitura do robô do Google valorizando tópicos importante, negritando palavras de interesse, mantendo parágrafos curtos, usando imagens e outros recursos multimídia, entre outros.

O copywrite é a famosa escrita publicitária e tem como objetivo criar chamadas, títulos e frases que atraiam a atenção do usuário para o conteúdo publicado.

Essa é a apenas uma introdução a metodologia desenvolvida pela 3MIND para ranquear sites de advogados na primeira página do Google, e além do Direito de Família, pode ser aplicada a outras áreas de atuação.

E nas outras áreas do Direito, como as pessoas pesquisam por soluções jurídicas?

Se você gostou desse conteúdo fique atento, pois a 3MIND desenvolveu uma série com 14 episódios, disponibilizados em nosso canal do Youtube, com dicas certeiras para a pesquisa de palavras-chave em diferentes áreas de atuação do Direito. Esse pode ser o primeiro passo para iniciar uma estratégia de marketing jurídico digital com foco na primeira página do Google.

Todas as informações que compartilhamos vem sendo coletadas ao longo de mais de um ano de trabalho com mais de 150 escritórios de advocacia em todo o Brasil, o que faz da 3MIND a maior agência de marketing jurídico e soluções digitais do país.