MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/MG revoga liminar a mineradora que perdeu propriedade de bem para credor fiduciário
Propriedade

TJ/MG revoga liminar a mineradora que perdeu propriedade de bem para credor fiduciário

Para o colegiado, não foi demonstrada a posse anterior praticada pela parte autora.

Da Redação

sábado, 3 de outubro de 2020

Atualizado às 14:10

A 12ª câmara Cível do TJ/MG revogou medida liminar de reintegração de posse anteriormente concedida a mineradora. Para o colegiado, não foi demonstrada a posse anterior praticada pela parte autora.

t

Consta nos autos que a mineradora ajuizou ação de reintegração de posse alegando ser possuidora de imóvel rural, o qual fora adquirido pelo recorrente junto a banco. Sustentou que, não obstante a aquisição de parte do bem pelo recorrente, a posse não lhe teria sido transmitida por meio da escritura, eis que se encontra pendente a ação de consignação em pagamento ajuizada pela mineradora.

Posse do imóvel

Ao analisar o caso, o relator, juiz convocado Renan Chaves Carreira Machado, observou que a mineradora se tornou inadimplente em relação à cédula de crédito bancária emitida, razão pela qual a instituição financeira deu início à execução extrajudicial da garantia de alienação fiduciária.

Para o juiz, inexiste qualquer decisão oriunda da ação de consignação c/c revisão contratual que assegure a posse do bem até decisão final transitada em julgada. Verificou ainda que, após a consolidação da propriedade do imóvel a favor do banco, o agravante adquiriu o imóvel diretamente da referida instituição financeira, por meio do contrato de compra e venda.

"Além da posse indireta recebida, o agravante passou a exercer a posse direta do imóvel, na medida em que compareceu ao local e firmou contrato de comodato com o então possuidor, anterior ao ajuizamento da ação de reintegração de posse."

O colegiado acompanhou o voto do relator por unanimidade.

O advogado Eduardo Gonzaga de Paula, da Sociedade de Advogados Lacerda, Diniz e Sena, atua pelo réu.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...