Morre, aos 92 anos, o bispo emérito Pedro Casaldáliga
Sua trajetória foi marcada por defender os direitos humanos, especialmente dos povos indígenas e marginalizados.
Da Redação
sábado, 8 de agosto de 2020
Atualizado às 15:54
Faleceu neste sábado, 8, aos 92 anos, o bispo emérito de São Félix do Araguaia/MT Pedro Casaldáliga. O falecimento foi em Batatais/SP, onde o bispo estava para tratamento médico.
Dom Pedro Casaldáliga, nascido Pere Casaldàliga, nasceu em Balsareny, província de Barcelona, na Espanha, a 16 de fevereiro de 1928. Radicou-se no Brasil em plena ditadura militar, em 1968. Fundou uma missão claretiana no Estado do Mato Grosso, uma região com um alto grau de analfabetismo, marginalização social e concentração fundiária, onde eram comuns os assassinatos.
Sua trajetória foi marcada por defender os direitos humanos, especialmente dos povos indígenas e marginalizados e por suas posições políticas e religiosas a favor dos mais pobres. Por cinco vezes, durante a ditadura militar, foi alvo de processos de expulsão do Brasil, tendo saído em sua defesa o arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns.
A Prelazia de São Félix do Araguaia informou que o velório acontecerá em três locais:
1 - Em Batatais/SP
O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado, no dia 08 de agosto de 2020, a partir das 15 horas na capela do Claretiano - Centro Universitário de Batatais, unidade educativa dirigida pelos Missionários Claretianos, situada à rua Dom Bosco, 466, Castelo, Batatais, São Paulo, Brasil. Informações: 16.3660-1777.
A missa de exéquias será celebrada, em Batatais, no dia 09 de agosto de 2020 às 15h, no endereço acima e será aberta ao público em geral, além de ser transmitida ao vivo pelo link https://youtu.be/spto8rbKye0.
2 - Em Ribeirão Cascalheira/MT
O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado no Santuário dos Mártires, a partir do dia 10 de agosto, sem previsão de horário de chegada do corpo. Informações: telefone 66 - 98420 - 2253 Pe. Tiago.
3 - Em São Félix do Araguaia/MT
O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado no Centro Comunitário Tia Irene. O sepultamento será em São Félix do Araguaia.