MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mudança normativa da Anatel favorece acusado de exploração clandestina de internet via rádio
Crimes contra as Telecomunicações

Mudança normativa da Anatel favorece acusado de exploração clandestina de internet via rádio

6ª turma do STJ entendeu que, tendo em vista a superveniência de norma que deixa de considerar crime a conduta do réu, deve ser aplicada a nova lei mais benéfica.

Da Redação

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Atualizado às 13:08

A 6ª turma do STJ confirmou decisão do TRF da 3ª região que absolveu um homem acusado de desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicações - serviço de internet via rádio - no interior de SP.

O colegiado verificou que homem foi absolvido em razão de norma da Anatel, que deixou de exigir outorga para a exploração do serviço de comunicação multimídia de radiação restrita até cinco mil usuários. Assim, a turma entendeu que, tendo em vista a superveniência de norma que deixa de considerar crime a conduta do réu, deve ser aplicada a nova lei mais benéfica.

t

No recurso apresentado ao STJ, o MPF contestou a extinção da punibilidade, alegando que a atividade clandestina de telecomunicações é crime formal e de perigo abstrato, sendo suficiente para sua caracterização a mera prática da atividade, pois o delito prescinde de resultado concreto.

Regra mais favorável

Segundo o relator, ministro Nefi Cordeiro, as instâncias ordinárias concluíram pela extinção da punibilidade quanto ao crime do artigo 183 da lei 9.472/97, sob o fundamento de que a resolução 680/17 da Anatel deu nova redação à resolução 614/13, deixando de exigir outorga para a exploração do serviço de comunicação multimídia de radiação restrita até cinco mil usuários.

O ministro destacou que, de acordo com o processo, a cidade em que ocorreram os fatos tem menos de 40 mil habitantes, o que evidenciou que a atividade de telecomunicação era explorada nos padrões previstos pela Anatel: destinada a pequeno número de usuários, por meio de equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita.

"Tal entendimento vai ao encontro de precedente desta Sexta Turma, no sentido de que o artigo 183 da Lei 9.472/1997 é norma penal em branco, que, por sua vez, recebeu regulamentação mais benéfica ao réu (Resolução Anatel 680/2017), que deixou de considerar criminosa a conduta perpetrada, devendo, assim, na linha do disposto pela corte de origem, retroagir em favor do recorrido, ante a configuração da abolitio criminis."

Ao negar provimento ao recurso do MPF, a turma entendeu que, tendo em vista a superveniência de norma que deixa de considerar crime a conduta do réu, deve ser aplicada a nova lei mais benéfica.

Informações: STJ.