MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Postagem em rede social vale como prova da data de mudança de endereço
TRT-18

Postagem em rede social vale como prova da data de mudança de endereço

Academia de ginástica alegou não ter recebido a notificação e pedia a nulidade da decisão.

Da Redação

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Atualizado às 15:15

A 2ª turma do TRT da 18ª região manteve sentença que aplicou revelia e confissão ficta a uma academia que não demonstrou a nulidade de citação para ingressar no processo do trabalho. A autora da ação apresentou nos autos postagem no Instagram da empresa para comprovar que a mudança de endereço da academia ocorreu em data posterior à sentença.

t

Caso

O juízo da 13ª vara do Trabalho de Goiânia/GO aplicou revelia de uma academia desportiva e a confissão ficta em relação à matéria de fato, por ter sido esta notificada e não ter comparecido à audiência inicial na Justiça do Trabalho.

A academia, por sua vez, recorreu ao TRT da 18ª região para pedir a nulidade da citação e da sentença, com a reabertura do processo. Alegou não ter recebido a notificação, pois desde fevereiro estava instalada em outro endereço, e que não havia provas de recebimento de tal documento, pois os Correios apenas "depositam" a correspondência na caixa de correspondência.

A relatora, desembargadora Kathia Albuquerque, considerou que a notificação citatória no processo do trabalho ocorre geralmente por meio dos Correios, como previsto no artigo 841, § 1º, da CLT. O efetivo recebimento é presumido, salientou ao apontar a Súmula 16 do TST, e a comprovação do não recebimento constitui ônus do destinatário.

"Desse ônus a empresa ré não se desincumbiu a contento, uma vez que a ausência de sua notificação está apenas no campo das alegações, não havendo prova do não recebimento na data indicada no site dos Correios", ponderou a desembargadora.

Ela explicou que a autora da ação trabalhista informou o endereço da empresa constante na CTPS e no TRCT, com datas de dezembro de 2019. A relatora considerou que, com base nesse endereço, as notificações da audiência inicial e da sentença para a academia foram expedidas pelos Correios, e a vara juntou ao processo as consultas informando as entregas nos dias 17 de fevereiro e 18 de março de 2020.

Kathia Albuquerque observou que após a última notificação a empresa se habilitou no processo e pediu a nulidade da citação, alegando a mudança de endereço e que teria ficado sabendo da ação ao consultar seu CNPJ na opção "certidões" no sítio eletrônico do TRT-18.

A desembargadora salientou que o endereço da empresa constante nos atos constitutivos é o mesmo indicado na petição inicial da trabalhadora. "Portanto, a presunção a que se chega é que a reclamada recebeu a notificação inicial, mesmo que agora indique que está funcionando em novo endereço", concluiu.

Além disso, a magistrada pontuou trecho da sentença que considerou a prova apresentada pela autora da ação de notícia divulgada pelo Instagram da academia que a mudança de sede havia ocorrido apenas no dia 16 de março. Para a relatora, não há nulidade a ser declarada, pois a notificação inicial foi expedida e entregue no endereço correto da empresa.

Com essas considerações, o colegiado manteve a sentença.

Leia o acórdão.

Informações: TRT da 18ª região.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas