MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB-Santo André repudia nota de presidente de comissão em apoio a desembargador que humilhou guarda
Repúdio

OAB-Santo André repudia nota de presidente de comissão em apoio a desembargador que humilhou guarda

Presidente da subseção disse que manifestação foi inapropriada e não autorizada, e que não reflete pensamento da instituição.

Da Redação

terça-feira, 21 de julho de 2020

Atualizado em 22 de julho de 2020 07:38

A presidente da 38ª subseção da OAB-Santo André, Andréa Tartuce, manifestou nesta terça-feira, 21, "indignação e repúdio" sobre nota do presidente da Comissão de Direitos dos Refugiados e dos imigrantes daquela subseção, o advogado Alberto Carlos Dias, que apoiou desembargador envolvido em episódio no qual humilhou guarda civil após ser multado por não usar máscara. Segundo a subseção, a manifestação foi "inapropriada e não autorizada".

A manifestação da OAB de Santo André se deu após serem publicadas notícias de que a instituição teria apoiado o desembargador. Mas foi esclarecido que não se tratava de posicionamento da Ordem, mas apenas da opinião pessoal do presidente de uma das tantas comissões pelas quais a OAB é composta. A presidente informou que o advogado será destituído do cargo.

O próprio advogado publicou nesta terça-feira nota de retratação, pedindo desculpas à Ordem, reconhecendo que "errou e se excedeu".

Apoio

Em manifestação divulgada na segunda-feira, 20, o advogado Alberto Carlos Dias, presidente da Comissão de Direito dos Refugiados e Migrantes daquela subseção, disse que se solidarizava com o desembargador do TJ/SP Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira em relação ao episódio do último dia 18. Na situação, foi divulgado um vídeo em que o magistrado chama o guarda de analfabeto após ser advertido por estar sem máscara, e rasga multa aplicada pelo agente. Relembre:

Segundo o advogado de Santo André, o episódio teria sido "retratado indevidamente" e de maneira sensacionalista pelos veículos de comunicação.

"Trata-se de uma pessoa idosa que fora abordada de maneira abrupta (inclusive com abertura de portas), o que instintivamente provoca dois comportamentos imediatos: reação ou fuga. (...) Nenhum magistrado pode ser punido ou ameaçado de punição porque se manifestou publicamente na defesa da independência funcional da magistratura."

Leia a íntegra.

Repúdio

Em nota, a OAB de Santo André destacou que nenhuma comissão setorial possui autorização para falar em nome da entidade; que o tema enfrentado não guarda relação com a referida comissão; e que foi revogada a nomeação do advogado como presidente da comissão por descumprimento ao regimento interno.

Veja a manifestação da presidente:

t

Retratação

Após as notícias, o advogado publicou nota de retratação e de desculpas à instituição. No texto, diz reconhecer que "errou e se excedeu", e que a opinião lançada é de "caráter personalíssimo", não expressando a opinião da OAB/SP, subseção Santo André.

"A OAB/SANTO ANDRÉ, não participou em nenhum momento da opinião por mim proferida. Trata-se tão-somente da minha percepção. Sou humano e consciente, o suficiente, para reconhecer onde errei e me excedi, por isso lamento pelo equívoco cometido e destacando na presente nota de retratação, meu sincero e humilde pedido de desculpas à OAB/SP. SUBSEÇÃO DE SANTO ANDRÉ."

Leia a íntegra.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas