MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF julga nesta semana proibição de expulsão de estrangeiro com filhos no Brasil
Plenária

STF julga nesta semana proibição de expulsão de estrangeiro com filhos no Brasil

Já em ambiente virtual, os ministros devem julgar a incidência de PIS/Cofins sobre locação de bens móveis; lei que proíbe caça de javalis em SP e ações contra a reforma da previdência.

Da Redação

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Atualizado às 13:12

Na última semana de julgamentos antes do recesso forense, o plenário do STF tem uma pauta variada. Os ministros deverão enfrentar temas que vão desde matéria orçamentária e financeira - com o julgamento de dispositivos da LRF - até matéria penal, com a análise de recurso sobre expulsão de estrangeiro com filho brasileiro. Confira a agenda de julgamentos.

t

Redução de vencimentos de servidores

Em agosto do ano passado, foi suspenso o julgamento que analisa a constitucionalidade de dispositivos da LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal que permitem a redução dos vencimentos e da jornada de trabalho de servidores públicos estáveis, com a finalidade de observar os limites de despesas com pessoal. 

À época, o presidente, ministro Dias Toffoli, suspendeu o julgamento para aguardar o voto do ministro Celso de Mello, tendo em vista que não havia sido alcançada a maioria necessária à declaração de inconstitucionalidade das regras questionadas.

Expulsão de estrangeiro com filho brasileiro

Há dois anos, um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes suspendeu o julgamento de recurso extraordinário, com repercussão geral reconhecida, no qual se discute a proibição de expulsão de estrangeiro com filhos no Brasil. 

Até o momento, o relator do recurso, ministro Marco Aurélio, e mais seis ministros votaram pelo desprovimento do recurso interposto pela União e ressaltaram a preponderância dos princípios da proteção do interesse da criança e da família presentes na Constituição Federal de 1988.

Atualização monetária - Crédito rural

Em 2019, um pedido de vista do ministro Marco Aurélio suspendeu o julgamento de ação na qual se questiona a validade do artigo 26 da lei 8.177/91, que substituiu a atualização monetária das operações de crédito rural, antes determinada pelo IPC - Índice de Preço ao Consumidor, pela TR.

Até o momento, o ministro Ricardo Lewandowski, votou pela procedência do pedido. De acordo com o ministro, o dispositivo é inconstitucional, pois atinge a coisa julgada e o ato jurídico perfeito, abrangendo os contratos celebrados anteriormente. O ministro Alexandre de Moraes acompanhou o relator.

Já o ministro Luís Roberto Barroso divergiu do relator e votou pela improcedência da ADI. Para Barroso, é razoável que se exija do Estado a correção de suas dívidas por índice de preços, uma vez que no sistema de precatórios isso é obrigatório e regulamenta a forma de pagamento dos débitos da Fazenda com os cidadãos.

Plenário virtual 

Em meio virtual, plenário tem 169 processos para julgamento até às 23h59 de 26/6. Dentre eles, destacam-se: 

Incidência de PIS/Cofins sobre locação de bens móveis 

O STF julgará a disputa sobre a incidência da contribuição para o PIS e da Cofins sobre as receitas oriundas da locação de bens móveis.

Uma empresa de locação de contêineres e equipamentos de transporte questiona decisão do TRF da 4ª região favorável à União. O TRF-4 entendeu que a atividade exercida pela empresa é de natureza mercantil, que envolve faturamento e constitui base de incidência das contribuições. 

No recurso, o contribuinte alega a inconstitucionalidade do parágrafo 1º do artigo 3º da lei 9.718/98, no tocante à ampliação do conceito de faturamento, uma vez que o Supremo o teria delimitado como "a receita proveniente da venda de mercadorias ou da prestação de serviços".

Lei que proíbe caça de javalis em SP 

O PTB - Partido Trabalhista Brasileiro questionou a validade da lei 16.784/18, do Estado de São Paulo que proíbe a caça de animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos em todas as modalidades, sob qualquer pretexto e para qualquer finalidade. O relator é o ministro Ricardo Lewandowski.

O partido sustenta que a norma paulista usurpou competência privativa da União para editar normas gerais sobre caça. Nesse caso, explica, a competência do estado-membro se limita a legislar supletivamente, a fim de atender as peculiaridades locais, o que, segundo seu entendimento, não se verifica na hipótese.

Ações contra a reforma da previdência

As modificações introduzidas pela EC 103/19 em decorrência da reforma da previdência começam a ser questionadas no STF. As primeiras ADIns foram ajuizadas por associações de defensores públicos, magistrados e integrantes do Ministério Público. Todas as ações são relatadas pelo ministro Luís Roberto Barroso. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas