MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juíza impede abertura de novas atividades não essenciais no DF
Pandemia

Juíza impede abertura de novas atividades não essenciais no DF

Governador Ibaneis Rocha estudava reabertura de bares, restaurantes, salões de beleza e academias ainda este mês.

Da Redação

domingo, 21 de junho de 2020

Atualizado às 11:36

A juíza Federal Katia Balbino de Carvalho Ferreira, da 3ª vara da SJDF, suspendeu, neste sábado, 20, a retomada de atividades não essenciais no DF que se encontram suspensas até nova análise. 

A decisão, que se deve à pandemia do novo coronavírus, terá impacto sobre setores como bares, restaurantes e academias, cuja liberação do funcionamento vinha sendo cogitada pelo governador Ibaneis Rocha ainda neste mês.

t

O MPF, MPT e MP/DF ingressaram com ACP requerendo, em tutela de urgência, medidas que garantissem ao menos 60% da população em isolamento, até redução da transmissão do coronavírus, conforme recomendado pela OMS. Solicitou, ainda, que o DF se abstenha da liberação de atividades não essenciais, enquanto não forem apresentadas evidências técnico-científicas que fundamentem a liberação.

A juíza considerou que a liberação crescente de atividades, "em oposição aos números crescentes de casos confirmados e ao discurso de cautela que o Governador formula na mídia apelando para que a população fique em casa", fere o princípio da coerência. Ela também citou boletins epidemiológicos que registraram aumento exponencial de casos confirmados e de óbitos, e destacou a alta taxa de ocupação de leitos de UTI.

"Sem dúvida alguma, apesar de todo o esforço, com a previsão de pico de casos de coronavirus no DF informada pelo representante do Poder Executivo Distrital (...) ser para a primeira semana de julho, qualquer outra liberação de atividade que reduza ainda mais os níveis de isolamento pode implicar num colapso sem solução e com consequências irreversíveis para a vida e saúde da população."

(...)

Considerando as informações atualizadas (...) e o dever de absoluta transparência na gestão pública, (...) não se recomenda, até que seja demonstrada a adoção de critérios científicos e a transparência nos dados divulgados, a liberação de novas atividades."

A magistrada ainda determinou que, no prazo de dez dias, o governo do DF e a União apresentem informações atualizadas ligadas à pandemia.

  • Processo: 1025277-20.2020.4.01.3400

Leia a decisão.

________________

 

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas