MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Candidato com deficiência eliminado em teste físico poderá retornar ao certame
Concurso

Candidato com deficiência eliminado em teste físico poderá retornar ao certame

Teste deve estar adaptado para a condição física do candidato, afirmou o magistrado.

Da Redação

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Atualizado em 2 de junho de 2020 13:47

Candidato com deficiência que foi eliminado em teste físico poderá retornar ao certame. A decisão foi redigida pela juíza leiga Caroline Gomes Chaves Bobato e homologada pelo juiz de Direito Érico de Almeida Duarte, do JEC de Sorriso/MT. No entendimento do magistrado, submeter o candidato ao teste de flexão de braço no solo sabendo que o mesmo não possui desenvoltura física para a realização com êxito da prova, tem como resultado lógico a sua inaptidão.

t

O autor ajuizou a ação pleiteando a anulação do ato administrativo de sua reprova em concurso público devido a não adaptação da prova de aptidão física.

Em sua decisão, o juiz afirmou que trata-se de um caso de desrespeito ao candidato que teve de realizar prova de flexão de braço, mesmo com amputação traumática das falanges médias e das falanges distais da mão direita, o qual necessitava de tempo adicional para a realização do teste físico.

O magistrado destacou ainda o artigo 39, inciso III, do decreto 3.298/99, estabelece a necessidade de adaptação das provas existentes no curso de formação e no estágio probatório, e impõe que essa adaptação esteja no edital e seja em conformidade com a deficiência do candidato.

"É certo que o candidato precisa fazer o teste físico, já que determinado em edital, todavia, o teste deve estar adaptado a sua condição física."

De acordo com o juiz: "impor ao candidato a realização de uma prova que dependa especificamente da desenvoltura física que está comprometida, demonstra a não adaptação da prova em conformidade com a sua deficiência".

Para o magistrado, a atitude fere os princípios da isonomia e da dignidade da pessoa humana.

Sendo assim, julgou o pedido procedente e declarou nulo o ato administrativo que reprovou o autor no teste de aptidão física e, via de consequência, determinou o retorno do candidato no certame para a realização das demais etapas, observando-se a sua deficiência física.

O advogado Agnaldo Bastos (Agnaldo Bastos Advocacia Especializada) atuou pelo candidato.

Leia a decisão.

___________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...