"Basta!": Juristas lançam manifesto contra ataques de Bolsonaro à democracia
Signatários afirmam que Bolsonaro "faz de sua rotina um recorrente ataque aos Poderes da República".
Da Redação
domingo, 31 de maio de 2020
Atualizado em 1 de junho de 2020 11:26
Mais de 600 nomes do Direito pátrio assinam manifesto intitulado "Basta!", lançado neste domingo, 31, contra atos do presidente Jair Bolsonaro. Os signatários afirmam que Bolsonaro "faz de sua rotina um recorrente ataque aos Poderes da República, afronta-os sistematicamente".
"Agride de todas as formas os Poderes constitucionais das unidades da Federação, empenhados todos em salvar vidas. Descumpre leis e decisões judiciais diuturnamente porque, afinal, se intitula a própria Constituição. O país é jogado ao precipício de uma crise política quando já imerso no abismo de uma pandemia que encontra no Brasil seu ambiente mais favorável, mercê de uma ação genocida do presidente da República."
Na última semana, várias foram as manifestações de apoio ao Poder Judiciário e ao STF, em particular, após polêmicas declarações do presidente da República.
Ex-ministros da Justiça José Carlos Dias, José Gregori e José Eduardo Cardozo, advogados como Antonio Claudio Mariz de Oliveira, FlávioYarshell, Manuel Alceu Affonso Ferreira, Pedro Gordilho, Sebastião Tojal, e juristas Dalmo Dallari, Celso Lafer e Tércio Sampaio Ferraz Junior são alguns dos nomes que assinam o manifesto.
"Cobraremos a responsabilidade de todos os que pactuam com essa situação, na forma da lei e do direito, sejam meios de comunicação, financiadores, provedores de redes sociais. Ideias contrárias ao Estado e ao Direito não podem mais ser aceitas. Sejamos intolerantes com os intolerantes!"
- Confira o manifesto na íntegra.
Para assinar o manifesto "Basta!", clique aqui.