MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Band indenizará viúva por ter exibido seu marido morto em programa
Indenização

Band indenizará viúva por ter exibido seu marido morto em programa

Ministra Nancy Andrighi, do STJ, pontuou que emissora usou indevidamente as imagens.

Da Redação

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Atualizado às 17:31

A TV Bandeirantes terá de indenizar uma viúva por exibir programa com imagens não autorizadas de seu marido falecido. Decisão é da ministra Nancy Andrighi, do STJ, ao negar provimento ao recurso da emissora.

De acordo com os autos, a mulher solicitou a presença da polícia em sua residência após o falecimento de seu marido. E, para sua surpresa, a equipe do programa Polícia 24h filmou todo o atendimento e a gravação foi exibida na televisão, mesmo sem autorização da mulher.

t

Além de divulgar as imagens sem autorização, a mulher afirmou o programa fez uma chamada com os dizeres "com os nervos à flor da pele", em referência aos relatos dos familiares durante o atendimento policial, que contaram que o falecido estava muito nervoso nos últimos dias e que este poderia ser o motivo de sua morte.

A autora conta que durante a transmissão do programa, além de mostrar imagens do cadáver, o obscurecimento dos rostos não foi suficiente, ficando a imagem malferida.

O juízo de 1º grau julgou procedentes os pedidos para condenar a emissora na obrigação de se abster de exibir e divulgar o vídeo em qualquer meio de comunicação, bem como para condená-la ao pagamento de R$ 10.000,00 a título de danos morais.

A emissora recorreu, mas o TJ/SP decidiu por manter a sentença. Para a Corte, a veiculação da reportagem não possuía interesse social, sendo "cediço que o programa veiculado explora o sofrimento alheio como forma de garantir índices elevados de audiência".

O TJ/SP também pontuou que a veiculação das imagens é um desrespeito à vida humana:

"Anoto que a veiculação da imagem do marido da autora morto no chão da residência não apresenta interesse social, além de demonstrar desrespeito à vida humana, bem como aos parentes do falecido, que obviamente sentiram-se constrangidos com a exposição pública da cena."

Ao analisar o recurso especial, ministra Nancy Andrighi entendeu ser inadmissível reformar o acórdão e negou provimento ao recurso.

"Alterar o decidido no acórdão impugnado, no que se refere à prática de ato ilícito praticado pela agravante, bem como o uso indevido da imagem da agravada, exige o reexame de fatos e provas, o que é vedado em recurso especial pela Súmula 7/STJ."

O advogado Michael Romero dos Santos atuou na causa em favor da viúva.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas