MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ aplica medidas alternativas para presos por tráfico de drogas
Cautelares

STJ aplica medidas alternativas para presos por tráfico de drogas

Em ambos os casos, os homens eram acusados de transportar as drogas.

Da Redação

terça-feira, 12 de maio de 2020

Atualizado às 18:09

Nesta terça-feira, 12, a 6ª turma do STJ decidiu substituir as prisões preventivas impostas a duas pessoas acusadas de tráfico de drogas por medidas alternativas.

t

A turma analisou dois processos distintos. Em um deles, um homem foi preso preventivamente por, supostamente, ter praticado o delito de tráfico de entorpecentes ao transportar, em helicóptero, como piloto, cerca de 470 kg de cocaína. Em uma liminar anteriormente concedida, o ministro Sebastião Reis Júnior indeferiu o pedido de concessão de HC.

O outro processo se trata de um homem que foi preso em flagrante portando aproximadamente 5 quilos de cocaína, que seria destinada ao exterior. Na audiência de custódia, foi concedida a sua liberdade provisória, no entanto, por meio da irresignação do MP, foi decretada a prisão preventiva do paciente. O caso está sob relatoria do ministro Nefi Cordeiro.

Votos

No primeiro caso, o ministro Sebastião Reis Júnior havia votado pela negativa de provimento, mas, ao ouvir o voto dos colegas, retificou sua posição. Por maioria, o colegiado entendeu que não houve atuação com violência e que o homem não tinha papel de liderança e de relevo nos crimes, mas apenas de transporte. Assim, segundo os ministros, caberiam medidas como uso da tornozeleira eletrônica e bloqueio da licença para pilotar o helicóptero.

Neste caso, a ministra Laurita Vaz ficou vencida, pois entendeu que a situação demonstra a elevada periculosidade.

Por fim, os ministros concederam parcialmente a ordem para substituir a prisão por medidas alternativas, que serão fixadas pelo relator.

No segundo caso, os ministros também entenderam pela substituição da prisão. O relator, Nefi Cordeiro, observou que o paciente ficou mais de um ano solto sem cometer novos delitos e, por unanimidade, ficou decidido que o relator fixará as cautelares.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas