MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Voto por omissão no plenário virtual pode desrespeitar próprio regimento do STF
Plenário virtual

Voto por omissão no plenário virtual pode desrespeitar próprio regimento do STF

Exigência de quórum qualificado no plenário físico para julgar matéria constitucional conflita com a previsão do voto omisso ser traduzido, no virtual, como voto com o relator.

Da Redação

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Atualizado às 14:15

A pandemia do coronavírus e as medidas de isolamento social levaram o STF a impulsionar os julgamentos virtuais, e desde o mês passado o plenário virtual funciona intensamente. Tanto que sofreu melhorias após críticas e também pleitos da advocacia. Mas uma situação nociva à jurisdição ainda permanece: o temerário voto por omissão.

Pela regra atual, se o ministro não se pronunciar no prazo da sessão virtual, ele tem seu voto computado como seguindo o relator. Diferentemente do plenário físico - em que a ausência é, afinal, ausência -, no virtual a corrente minoritária pode, de supetão, tornar-se a maioria formal. Inclusive, alterando a jurisprudência da própria Corte.

É o caso, por exemplo, de processo de repercussão geral que está na pauta da sessão virtual que se encerra nesta sexta-feira, 8: o RE 827.538, que trata da validade de lei estadual que obriga concessionária a investir em proteção ambiental.

No cerne da discussão está a fixação de balizas ao exercício, pelos entes federativos, de competências relativas à proteção do meio ambiente, em face da competência da União para legislar sobre energia.

t

Pois bem. O relator, ministro Marco Aurélio Mello, desproveu o recurso da Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, no que foi acompanhado pelo ministro Fachin, propondo a tese de que "surge constitucional, considerada a competência concorrente, norma estadual em que prevista obrigação, por parte de concessionária de energia elétrica, de promover investimentos com recursos de parcela da receita operacional auferida, voltados à proteção e à preservação ambiental de bacia hidrográfica em que ocorrer a exploração".

Por outro lado, ministros Fux, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski divergiram. O placar de 3x2 a favor da recorrente confirma, em processo de repercussão geral, a jurisprudência sólida do plenário físico - quando ministro Marco Aurélio ficou vencido. Contudo, se os outros ministros não se manifestarem até às 23h59 desta sexta-feira, 8, os votos omissos serão computados com o relator Marco Aurélio.

Para efeito de comparação, no RE 627.189, julgado em 2017 e no qual o plenário considerou que "não existem fundamentos fáticos ou jurídicos a obrigar as concessionárias de energia elétrica a reduzir o campo eletromagnético das linhas de transmissão de energia elétrica abaixo do patamar legal fixado", ficaram vencidos os ministros Marco Aurélio e Fachin, além de Rosa weber e Celso de Mello. Na ADIn 5.610, julgada no ano passado, vencidos Marco Aurélio e Fachin, o plenário também afastou a competência estadual sobre matérias do setor elétrico, deliberando que "os prazos e valores referentes à religação do fornecimento de energia elétrica não apenas já estão normatizados na legislação setorial pertinente, como o quantum pelo serviços cobráveis e visitas técnicas submetem-se à homologação da ANEEL, razão pela qual não remanesce, sob esse prisma, qualquer espaço para a atuação legislativa estadual, mercê de, a pretexto de ofertar maior proteção ao consumidor, o ente federativo tornar sem efeito norma técnica exarada pela agência reguladora competente".

Além da superação de posição jurisprudencial do plenário físico (o que não é problema por si só), o plenário virtual cria uma situação no mínimo complicada no que diz respeito ao quórum de deliberação.

Isso porque o regimento interno do STF é claro ao prever o quórum qualificado, com oito ministros, para votação de matéria constitucional (parágrafo único do art. 143). Mais adiante, no art. 173, o regimento dispõe ainda que se não for alcançada a maioria necessária à declaração de  inconstitucionalidade, estando licenciados ou ausentes ministros em número que possa influir no julgamento, "este será suspenso a fim de aguardar-se o comparecimento dos ministros ausentes, até que se atinja o quórum".

Em outras palavras: o julgamento no plenário físico não só exige quórum mínimo de dois ministros a mais para tratar de matéria constitucional, como prevê a hipótese de suspensão do julgamento caso este quórum não ocorra; já no virtual, mais uma vez, a omissão (leia-se: ausência) de voto é revertida a favor do relator. É, de fato, uma incongruência: o plenário virtual do Supremo extrai posição do ministro que se ausenta da votação.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas