Consumidores não têm direito a passagens aéreas anunciadas por valor errado, decide STJ
A 3ª turma desobrigou site de vendas e companhia aérea de emitirem bilhetes com valores irrisórios.
Da Redação
terça-feira, 5 de maio de 2020
Atualizado às 19:25
Um casal que reservou passagens aéreas de Brasília para Amsterdã por R$ 300 cada trecho, mas a reserva foi cancelada dois dias depois, não tem direito a emissão das passagens pelo valor visto. A decisão é da 3ª turma do STJ.
A turma seguiu o voto da relatora, ministra Nancy Andrighi, que destacou o fato de o valor anunciado ter sido um "evidente equívoco", bem como que sequer houve o débito no cartão do casal.
Assim, tanto a Decolar.com (site de vendas) quanto a KLM (companhia aérea), recorridas, não são obrigadas a emitir novas passagens pelo valor anunciado erroneamente pelo sistema.
Para Nancy, não houve falha na prestação do serviço: "O preço clara e grosseiramente destoava da realidade. Receberam só um e-mail só confirmando a reserva. Não houve emissão dos tickets, os valores não foram descontados." A decisão do colegiado foi unânime.
- Processo: REsp 1.794.991