MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF julga inconstitucional lei de SP sobre instalação de antenas de telefonia celular
ADIn 3.110

STF julga inconstitucional lei de SP sobre instalação de antenas de telefonia celular

De acordo com o relator, ministro Fachin, norma federal sobre o assunto afasta competência concorrente dos estados.

Da Redação

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Atualizado às 11:31

O plenário do STF, em sessão virtual, declarou inconstitucional a lei estadual 10.995/01, de São Paulo, que estabeleceu condições para a instalação de antenas transmissoras de telefonia celular.

Por unanimidade, a Corte julgou procedente a ADIn 3.110 por entender que o tema foi totalmente regulamentado por lei Federal editada pela União, a quem compete privativamente legislar sobre telecomunicações.

t

A ação foi proposta pela PGR, com o argumento de que cabe à Anatel expedir normas e padrões a serem cumpridos pelos prestadores de serviços de telecomunicações.

O Tribunal acompanhou o entendimento do relator, ministro Fachin, no sentido de que a existência de norma Federal expressa sobre o assunto afasta a competência concorrente dos estados.

A seu ver, a lei estadual viola o princípio da subsidiariedade, pois a lei geral das telecomunicações (lei 9.472/97) atribui à Anatel a definição de limites para a tolerância da radiação emitida por antenas transmissoras.

O ministro lembrou ainda que, na lei 11.934/09, a União fixou limites proporcionalmente adequados (segundo precedentes do STF no RE 586.224 e na ADIn 4.060) à exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos. Esses limites, que seguem expressamente as recomendações da OMS e da ICNIRP - Comissão Internacional de Proteção Contra Radiação Não Ionizante, estão associados ao funcionamento de estações transmissoras de radiocomunicação, de terminais de usuário e de sistemas de energia elétrica nas faixas de frequências até 300 GHz, visando garantir a proteção da saúde e do meio ambiente.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas