OAB/RS pede que CNJ dê autonomia aos tribunais para restabelecerem expediente
O pedido visa alterar artigo da resolução 314/20 para que cada tribunal proceda de acordo com a sua região durante a pandemia.
Da Redação
quarta-feira, 29 de abril de 2020
Atualizado às 15:04
A OAB/RS solicitou ao CNJ autonomia para os Tribunais decidirem sobre o estabelecimento do expediente interno. O pedido busca alterar artigo da resolução 314/20 que regulamenta as atividades do Poder Judiciário em decorrência da pandemia.
No requerimento, a OAB/RS pede, ainda, que a advocacia, a Defensoria Pública, o Ministério Público e as procuradorias, ao retirarem os processos físicos em carga, consigam auxiliar a digitalização para que possam tramitar de forma eletrônica.
A seccional destacou a importância de alterar e clarear os termos da resolução 314/20, para que seja possibilitado a cada Tribunal, principalmente aqueles em que existe a predominância de processos físicos, a autonomia de decidir sobre o restabelecimento do expediente presencial.
Segundo o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, cada Tribunal deve ter autonomia para deliberar dentro de sua realidade, não podendo ser uma decisão genérica.
"Atualmente, o RS tem mais de três milhões de processos físicos em andamento. Se a resolução 314 não for flexibilizada, não teremos a retomada gradativa do andamento dos processos físicos. Sem contar que teremos graves prejuízos para a cidadania, principalmente para os Estados com grande quantidade de processos físicos em tramitação."
- Processo: 0003248-03.2020.2.00.0000
Confira a íntegra do requerimento.
____________
Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus