MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Empresa consegue suspensão de protestos por 30 dias em razão da pandemia
Coronavírus

Empresa consegue suspensão de protestos por 30 dias em razão da pandemia

No entendimento do magistrado, a impossibilidade de cumprimento das obrigações contratuais não decorre de ato voluntário ou culposo do devedor.

Da Redação

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Atualizado em 28 de abril de 2020 11:05

Uma distribuidora de papéis e livros conseguiu, em sede de agravo de instrumento, a suspensão de protestos por 30 dias, em razão da pandemia causada pelo coronavírus. A liminar é do desembargador Jucimar Novochadlo, da 15ª câmara Cível do TJ/PR, em composição reduzida. 

t

A empresa sustenta, em síntese, que recebeu notificações encaminhadas por vários tabelionatos de protestos de títulos de Curitiba, estipulando o prazo até 20/4/2020 para efetuar o pagamento da importância de R$ 118.376,26, originada da emissão de diversas duplicatas pela requerida, sob pena de protesto por falta de pagamento.

A distribuidora alega ainda que está com 100% de suas lojas fechadas, sendo que a maior parte está situada em shoppings centers, causando a diminuição de seu caixa. A empresa explica também que vem renegociando suas dívidas com praticamente todos os fornecedores, requerendo a prorrogação de pagamento para 90 dias, bem como a devolução de mercadorias.

No entendimento do magistrado, a aparente impossibilidade de cumprimento das obrigações contratuais não decorre de ato voluntário ou culposo do devedor, mas sim de atuação direta do Poder Público, que determinou o fechamento dos estabelecimentos físicos da empresa autora, impedindo, ainda que momentaneamente, de exercer as suas atividades mercantis.

Segundo o desembargador, "somados ainda, evidente risco de dano irreparável, advindo da lavratura do protesto o qual implicará cerceamento de crédito a empresa agravante".

Sendo assim, acolheu o pedido de tutela antecipada recursal para suspender por 30 dias os protestos apontados na inicial no valor de R$ 118.376,26, a contar da data da publicação da decisão.

O escritório Villanueva Advogados atua pela empresa.

  • Processo: 0019112-36.2020.8.16.0000

Veja a liminar na íntegra.

_____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas