CIESP pede investigação sobre cartel à SDE
Da Redação
segunda-feira, 13 de novembro de 2006
Atualizado às 09:32
Frete Marítimo
CIESP pede investigação sobre cartel à SDE
O Ciesp entrouno dia 9/11 com uma representação na SDE do MJ, pedindo uma investigação sobre a possibilidade de formação de cartel por parte de operadoras de frete marítimo que operam no Brasil. Desde meados de setembro o Departamento de Comércio Exterior (Decex) do Ciesp vinha sendo procurado por empresas associadas à entidade com denúncias de que os quatro maiores armadores anunciaram aumentos semelhantes nos custos do frete e em datas coincidentes.
Na segunda metade de outubro, a entidade foi procurada por representantes de umas das operadoras, e uma reunião com a presença do presidente da empresa no Brasil e mais de 120 associados afetados foi realizada. Apesar da iniciativa, não houve acordo que reduzisse ou mesmo cancelasse o aumento, e o Ciesp deu prosseguimento à ação.
Humberto Barbato, diretor do Decex, espera que as empresas de navegação expliquem adequadamente o porque é necessário o aumento simultâneo. "É estranho que isso aconteça, num momento em que os preços dos combustíveis estão
Luís Carlos Galvão, diretor do Departamento Jurídico do Ciesp, disse que os empresários vão "utilizar todas as armas à disposição" para não pagar os reajustes. "Não vamos perder contratos de exportação. Os preços do frete marítimo precisam permanecer em níveis razoáveis para que possamos manter nossos contratos", afirmou.
O aumento
Durante o mês de setembro, diversos associados do Ciesp receberam comunicados dos quatro maiores armadores informando que, em função do aumento de custos, a partir de 1º outubro, os embarques de carga dos portos brasileiros passariam a custar US$
______________