MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB e 24 entidades pedem pagamento de precatórios para setores mais vulneráveis ao coronavírus
Precatórios

OAB e 24 entidades pedem pagamento de precatórios para setores mais vulneráveis ao coronavírus

O pedido foi enviado ao presidente do Senado, David Alcolumbre, e ao secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Facundo de Almeida Júnior.

Da Redação

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Atualizado às 19:44

A OAB encaminhou, com o apoio de 24 entidades, ofício pedindo o imediato pagamento dos precatórios, com previsão orçamentária para 2020, a idosos e portadores de doenças graves e cônicas, que são mais vulneráveis ao coronavírus.

O pedido foi enviado ao presidente do Senado, David Alcolumbre, e ao secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Facundo de Almeida Júnior.

t

A Ordem e as entidades apontam que, na contramão do atendimento às necessidades do grupo de risco da covid-19, está com votação prevista o PDL 116/20, de autoria do senador Otto Alencar, com o objetivo de sustar os efeitos da resolução do CNJ, sob o fundamento de que a liberação dos precatórios seria prejudicial ao enfrentamento da pandemia.

Para as entidades, os idosos e enfermos que compõem o grupo de risco pelo coronavírus representam a maior parcela de beneficiários dos precatórios e, para preservar a saúde e a integridade física dessas pessoas, seria imprescindível a imediata liberação dos valores referentes aos precatórios, "cuja importância é inquestionável pela natureza alimentar do crédito".

Segundo a Ordem, decreto legislativo não é sequer instrumento normativo idôneo para sustar efeitos de resolução do CNJ, pois PDL deve tratar somente das matérias previstas nos artigos 49 e 62, parágrafo 3º, da Constituição.

As entidades finalizaram destacando que já está previsto no orçamento de 2020 o pagamento dos precatórios, portanto, a liberação dos valores não seria influenciada pelo contexto da crise atual e "o não pagamento ofende, a um só tempo, ordem dos Poderes Executivo e Judiciário, em afronta ao princípio da separação dos poderes".

____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...