Para OAB/SP, regulamentação de sessões por videoconferência no TRT-2 merece ajustes
TRT da 2ª região editou o ato regulamentando a realização de audiências e sessões de julgamentos em varas, turmas e seções especializadas, por meio de videoconferência, durante crise do coronavírus.
Da Redação
quarta-feira, 15 de abril de 2020
Atualizado às 18:23
A OAB/SP emitiu nota a respeito de ato proferido pelo TRT da 2ª região que regulamenta audiências e sessões por videoconferência. Para a seccional, o texto merece ajustes que permitam o aprimoramento da regra, especialmente, "para afastar inconsistências que poderão gerar indesejáveis - por todas as partes - nulidades processuais".
Nesta semana, o TRT da 2ª região editou o ato GP 7/20, regulamentando a realização de audiências e sessões de julgamentos em varas, turmas e seções especializadas, por meio de videoconferência, enquanto perdurarem as orientações de isolamento social para prevenção de contágio pelo coronavírus.
Segundo o Tribunal, as audiências ou sessões telepresenciais poderão ser designadas a partir de 4 de maio, utilizando exclusivamente a Plataforma Emergencial de Videoconferência, instituída pela portaria 61/20 do CNJ.
- Veja a íntegra do ato.
Nota da OAB/SP
Confira a íntegra do posicionamento da Ordem paulista.
________
Sobre a notícia de que o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região regulamentou audiências e sessões por videoconferência:
Em que pese a OAB SP não tenha participado da edição do ATO supramencionado, vê com bons olhos as medidas que visem a propiciar a retomada de outras atividades jurisdicionais nesse momento Covid-19.
Sem dúvida o ATO GP nº 07/2020 está a merecer ajustes que permitam o aprimoramento da regra, especialmente, para afastar inconsistências que poderão gerar indesejáveis - por todas as partes - nulidades processuais, fruto, por exemplo, de ofensa aos princípios da ampla defesa e do contraditório e, acima de tudo, do pleno acesso ao Poder Judiciário.
O TRT da 2ª Região e a OAB SP mantém canal de comunicação aberto e, foi em função desse relacionamento que o Tribunal já se pronunciou para, atendendo ao pedido da OAB SP, convocar audiência para discussão do assunto.
Certamente, o diálogo propiciará a rápida adequação das medidas, antes mesmo de sua implementação.
Caio Augusto Silva dos Santos
Presidente da OAB SP
Guilherme M Gantus
Presidente da Comissão Especial de Relacionamento com o TRT2 da OAB SP
____________
Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus