MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comerciante consegue parcelamento de cessão de quotas devido à pandemia
Contrato

Comerciante consegue parcelamento de cessão de quotas devido à pandemia

Magistrado usou teoria da imprevisão ao deferir decisão.

Da Redação

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Atualizado em 14 de abril de 2020 09:10

Comerciante consegue parcelamento de cessão de quotas referentes a abril, maio e junho devido à pandemia. Decisão é do desembargador Cesar Ciampolini, do TJ/SP, ao entender que o caso se enquadra na teoria da imprevisão.

t

A comerciante alegou que constituiu empresa com a impetrada para a comercialização de açaí, mas em razão do desinteresse e de desavenças, as partes celebraram contrato de cessão de quotas em 25 parcelas de R$ 5 mil. Segundo a impetrante, com a determinação da quarentena e o fechamento do comércio, não conseguiria pagar as parcelas de abril, maio e junho sem prejuízo da empresa e de seus funcionários.

O relator entendeu que o caso se enquadra na teoria da imprevisão, adotada pelo CC, que estabelece a possibilidade de rescisão ou de revisão contratual em hipóteses de ocorrência de situações excepcionais, que não poderiam ser previstas ou reguladas pelas partes.

Citando artigo do Rafael Macedo Pezeta, sobre a teoria da imprevisão, publicado pelo Migalhas, o desembargador enfatizou que a pandemia está afetando uma camada significativa da sociedade e poderá dar ensejo ao desequilíbrio contratual em relações jurídicas diversas.

"O contrato é de execução continuada, não é aleatório e as novas circunstâncias ultrapassam em muito o que razoavelmente se podia prever ao tempo do contrato, tendo sobrevindo com excessiva rapidez, atingindo não apenas a agravante, mas todos os contratos da mesma natureza, celebrados com análogas cláusulas."

Sendo assim, o relator determinou que o valor total de R$ 15 mil das três parcelas indicadas (abril, maio e junho) seja pago em dez prestações mensais, com primeiro vencimento em 15 dias após a publicação da decisão.

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...