MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Adiamento das eleições municipais: Maia e Barroso dizem que não é hora de pensar nisso
Pandemia

Adiamento das eleições municipais: Maia e Barroso dizem que não é hora de pensar nisso

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta sugeriu o adiamento das eleições: "Adia, faz um mandato tampão desses vereadores e prefeitos".

Da Redação

domingo, 22 de março de 2020

Atualizado às 21:44

Em teleconferência com prefeitos neste domingo, 22, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta sugeriu o adiamento das eleições municipais por conta da pandemia do coronavírus. Na live, ele sugeriu: "Adia, faz um mandato tampão desses vereadores e prefeitos".

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o futuro presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, no entanto, dizem que não é momento de debater suspensão de eleição.

t

De acordo com Maia, agora é o momento de tratar do enfrentamento do vírus no campo da saúde, da economia e, principalmente, em relação à área social, cuidar dos mais vulneráveis", disse.

"O problema da eleição tem que ser tratado em agosto, não agora. Se a curva do ministro [em relação à epidemia] estiver certa, quando a gente chegar em agosto nós vamos ter condições de organizar esse assunto."

Luís Roberto Barroso, que ocupará a presidência do TSE a partir de maio e, portanto, presidirá o pleito municipal, disse que não cabe cogitar nada diferente nesse momento. Ele lembrou que a data das eleições está prevista na CF, podendo ser alterada por meio do Congresso Nacional.

"É papel do Congresso Nacional deliberar acerca da necessidade de adiamento, inclusive decidindo sobre o momento adequado de fazer essa definição. Se o Poder Legislativo vier a alterar a data das eleições, trabalharemos com essa nova realidade."

Veja a íntegra da nota de Barroso:

  1. A saúde pública é o bem supremo a ser preservado no país. Tudo o que possa impactá-la deve ser adequadamente avaliado.
  2. A Constituição prevê a realização de eleições no primeiro domingo de outubro. A alteração dessa data depende de emenda constitucional. Portanto, não cabe a mim, como futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral, cogitar nada diferente nesse momento.
  3. É papel do Congresso Nacional deliberar acerca da necessidade de adiamento, inclusive decidindo sobre o momento adequado de fazer essa definição. Se o Poder Legislativo vier a alterar a data das eleições, trabalharemos com essa nova realidade.
  4. Se o adiamento vier a ocorrer, penso que ele deva ser apenas pelo prazo necessário e inevitável para que as eleições sejam realizadas com segurança para a população. A realização de eleições periódicas é um rito vital para a democracia.

PEC para adiar eleições

A sugestão de Mandetta, no entanto, não é a única. O senador Elmano Ferrer elaborou PEC para prorrogar os mandatos dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em 2016, e prever a realização de eleições gerais em 2022.

Assim, segundo a proposta, além de eleger os caros de presidente e de vice-presidente da República, de governador e de vice-governador de Estado, de senador, de deputado Federal, de deputado Estadual e de deputado distrital, a população também iria às urnas para eleger prefeito, de vice-prefeito e de vereador.

A justificativa é a grave crise pela qual o Brasil passa por conta do coronavírus. O parlamentar ressaltou a gravidade de se realizar uma campanha eleitoral em meio a pandemia para levar às urnas quase 150 milhões de cidadãos.

______________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Veja: www.migalhas.com.br/coronavirus

 

t

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...