MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Os Limites do Plano de Recuperação Judicial"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Os Limites do Plano de Recuperação Judicial"

No livro, a autora analisa a legislação nacional e a própria evolução do tratamento na disciplina de recuperação judicial.

Da Redação

segunda-feira, 16 de março de 2020

Atualizado às 09:03

A obra "Os Limites do Plano de Recuperação Judicial" (Quartier Latin - 181p.), de Maria Fabiana Seoane Dominguez Sant'Ana, analisa, precipuamente, a natureza jurídica do plano de recuperação judicial que deve ser apresentado pelo devedor aos seus credores, cuja aprovação ocasiona a novação das obrigações a ele submetidas e a efetiva concessão da recuperação judicial à sociedade requerente.

t

Serão examinadas a autonomia negocial outorgada aos interessados e a soberania da decisão da Assembleia-Geral de Credores no que tange ao plano votado, tendo em vista a mudança de paradigma ocorrida com a maior intervenção outorgada aos credores, os quais passam a ter grande poder de decisão sobre o destino da empresa em recuperação.

"O livro apresenta de forma clara o plano de recuperação judicial como negócio privado realizado entre o devedor em crise econômico-financeira e seus credores para apreciar os limites do princípio da autonomia privada e negocial. A autora, entretanto, não se contenta a apresentar essa visão contratualista, mas procura delimitar os limites pelos quais o poder judiciário poderia intervir nessa negociação em detrimento da soberania plena e absoluta da Assembleia Geral de Credores.

Baseada na melhor doutrina e jurisprudência tanto dos diversos Tribunais de Justiça estaduais como do próprio Superior Tribunal de Justiça, a autora analisa a legislação nacional e a própria evolução do tratamento da disciplina da recuperação judicial. Do confronto das diversas posições construídas sobre os limites da intervenção judicial, estabelece, de forma fundamentada e detalhada, o que evidencia mais uma vez sua dedicação e comprometimento, as diretrizes a nortearem a atuação jurisdicional por ocasião da homologação ou rejeição dos planos de recuperação judicial". (Trecho do Prefácio do professor de Direito Comercial Marcelo Barbosa Sacramone)

Sobre a autora:

Maria Fabiana Seoane Dominguez Sant'Ana é mestre em Direito Comercial pela PUC/SP e bacharel em Direito pela mesma instituição. Possui ampla experiência em Contencioso Cível e temas diversos relacionados a Direito Empresarial.

____________

Ganhadora:

Karline Neumann, de Passo Fundo/RS

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...