TRT da 2ª região deve terminar 2019 com 100% dos processos digitalizados
Documentos e andamento processual poderão ser consultados eletronicamente de qualquer lugar por meio do PJe.
Da Redação
domingo, 29 de dezembro de 2019
Atualizado em 30 de dezembro de 2019 13:12
Quando 2020 chegar, não haverá mais processos tramitando em papel nas varas do Trabalho de São Paulo: todos os processos do TRT da 2ª região. A informação é do próprio tribunal, que comemora o fato de que todos os documentos e andamentos processuais da Corte poderão ser consultados de qualquer lugar, eletronicamente, por meio do PJe.
A digitalização dos processos físicos teve início em junho de 2019 e deverá ser concluída no fim de dezembro. Ao todo, serão convertidos 400 mil processos - arquivados e em tramitação -, para o formato digital.
Segundo o coordenador de gestão documental do TRT da 2ª região, Eduardo Rocha, "o projeto vai muito além da simples virtualização dos processos, uma vez que foi concebido para conferir elevado grau de otimização dos trabalhos realizados pelos servidores das unidades judiciárias de 1º grau e padronizar procedimentos, resultado do desenvolvimento de diversas rotinas automáticas que substituíram tarefas que, até então, eram realizadas pelas secretarias nos sistemas SAP-1 (sistema manual) e PJe".
De acordo com Rocha, a principal vantagem da virtualização é a possibilidade de acesso aos processos pela internet, sem que os advogados e jurisdicionados tenham a necessidade de se dirigir às secretarias das varas Trabalhistas para obter informações sobre os autos ou juntar petições.
A virtualização foi estabelecida por meio da portaria GP/VPA/CR 01/19, que trouxe cronogramas de suspensão do atendimento nas varas e de retirada dos processos físicos para a digitalização.
Balanço
Dados de 2018 mostram que houve a entrada de 308 mil processos novos no TRT da 2ª região, tendo sido solucionados, durante o ano, mais de 445 mil ações na fase de conhecimento.
Naquele ano, segundo os números divulgados pela Corte, o Tribunal teve, aproximadamente, 165 mil processos não finalizados, ou seja, cerca de 115 mil a menos que o ano anterior. A média de casos recebidos por vara foi de 1,4 mil, enquanto a média de solucionados ficou em 2 mil.
Informações: TRT da 2ª região.