CIEE e IASP realizam premiação do 6° Concurso de Monografias Jurídicas
Cerimônia foi realizada no Teatro CIEE e contou com a presença de Mário Sérgio Duarte Garcia, ex-presidente da OAB.
Da Redação
sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
Atualizado às 09:33
O Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE e o IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo promoveram a cerimônia de premiação do Concurso de Monografias Jurídicas Esther de Figueiredo Ferraz 2019, no dia 4/12. A edição deste ano foi realizada no Teatro CIEE, localizado no Itaim Bibi, em SP.
O concurso anual conta com duas categorias: profissional e estudante de Direito. O desafio consiste em escrever uma monografia com tema proposto no regulamento e o deste ano era justamente "Nova Tecnologias e o Papel da Advocacia". Uma vez encaminhado, o trabalho é avaliado por um júri e a premiação consiste na publicação da monografia e uma quantia em dinheiro.
A advogada Adriana Carolina Leão ganhou pela segunda vez o prêmio e contou que usou uma experiência pessoal para desenvolver a sua pesquisa. "Os advogados mais do que nunca precisam investir em tecnologia. Medidas simples, como antivírus, permitem a proteção de dados e informações de seus clientes", conta.
A estudante de pós-graduação Jussara Maria dos Santos acredita que a pesquisa é fundamental, assim como embutir seus conhecimentos pessoais. "Acredito que o diferencial de uma monografia vencedora é colocar no texto suas experiências pessoais", afirma.
A advogada e a estudante receberam o prêmio das mãos de Antônio Palma, presidente do Conselho de Administração do CIEE e presidente do Conselho Diretor do CIEE Nacional, e do professor doutor Renato de Mello Jorge Silveira, presidente do IASP.
"O prêmio faz uma homenagem a dra. Esther de Figueiredo Ferraz e, hoje, vemos duas mulheres vencedoras. Isso mostra que elas estão cada vez mais presentes no cenário jurídico", conta Palma.
145 anos do IASP
A premiação encerrou o evento "IASP Rumo aos seus 150 Anos - Inovações e Atualidades", que contou com painéis ao longo do dia. Entre os temas em pauta, estavam: "Resposta Penal no Estado Democrático de Direito" e "Lei 13.874/19 - Liberdade Econômica no Direito Civil e no Processo Civil" entre outros. Além disso, foram entregues diplomas aos novos associados do instituto e realizada a Outorga da Medalha Barão de Ramalho ao Doutor Mário Sérgio Duarte Garcia.
_________