MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Condenação por ato análogo ao crime de terrorismo é cassada por não definir motivação
Penal

Condenação por ato análogo ao crime de terrorismo é cassada por não definir motivação

Decisão é da 6ª turma do STJ.

Da Redação

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Atualizado às 18:24

A 6ª turma do STJ concedeu ordem para paciente que alegou constrangimento ilegal na condenação sofrida pela prática de ato infracional análogo ao crime de terrorismo.

O paciente sustentou que o acórdão do TJ/RJ não apontou a motivação (xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião), tampouco o elemento subjetivo do injusto (provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a incolumidade pública).  

Garantia

t

Ao apreciar o remédio heroico, o relator, ministro Sebastião Reis Junior, afirmou que o tipo penal exerce uma "imprescindível função de garantia". Esclareceu o relator que a estrutura semântica da lei incriminadora deve ser rigorosamente observada e suas elementares devem encontrar adequação fática para que o comando secundário seja aplicado.

"O uso da expressão "por razões de" indica uma elementar relativa à motivação. A construção sociológica do ato de terrorismo conjuga motivação e finalidade qualificadas, compreensão esta englobada na tipificação penal brasileira.

O delito do art. 5º funciona como soldado de reserva em relação ao delito de terrorismo, art. 2º, ambos da Lei n. 13.260/2016. Trata-se de criminalização dos atos preparatórios do delito de terrorismo, expressão que remete ao dispositivo anterior, exigindo a interpretação sistemática. A tipificação da conduta descrita no art. 5º exige a motivação por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião, expostas no art. 2º da Lei Antiterrorismo."

Nessa linha de raciocínio, prosseguiu S. Exa., ao dispensar a motivação constante do dispositivo legal, o TJ fluminense terminou por admitir a configuração do delito sem a clara definição da motivação.

"Trata-se de operação indevida, visto que admite a perpetração de (ato infracional análogo a) crime, sem que estejam devidamente configuradas todas as suas elementares."

Assim, concedeu a ordem para cassar o acórdão e determinar o rejulgamento da causa pelo Tribunal local.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA