MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançado livro de Direito Tributário em homenagem ao ministro Ayres Britto
Lançamento

Lançado livro de Direito Tributário em homenagem ao ministro Ayres Britto

A obra honra a distinta presença, no constitucionalismo brasileiro, do ministro Carlos Ayres Britto, que presidiu o STF.

Da Redação

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Atualizado às 11:15

tA Biblioteca Victor Nunes Leal, do STF, lotou ontem a noite para o lançamento da obra "A Constituição Cidadã e o Direito Tributário - Estudos em Homenagem ao Ministro Carlos Ayres Britto". Publicado pela Editora Fórum, o livro é coordenado pelo colunista migalheiro Saul Tourinho Leal e Eduardo Lourenço Gregório Júnior

Ao saudar o homenageado, o ministro Dias Toffoli ressaltou o carinho e o respeito de todos ao ministro aposentado. "Quando entrei no STF, a minha primeira sessão foi na Primeira Turma, ele era o presidente. E o nosso primeiro presidente a gente nunca esquece", lembrou. "Todos nós o amamos muito e lhe queremos muito bem". Em agradecimento, Ayres Britto se disse emocionado por ser lembrado pelo trabalho exercido na cúpula do Judiciário nacional e por ter sido o referencial do livro, que reúne artigos de 26 juristas. "Isso é sempre motivo para a gente agradecer a vida. É cativante ver o empenho de tantos escritores de reconhecido talento e vocação jurídica", assinalou.

Para o ministro Ricardo Lewandowski, autor do prefácio da publicação, trata-se de uma homenagem "a um jurista notável e de grande envergadura que, além de ser um especialista em Direito, é, antes de mais nada, um grande poeta".

Segundo o advogado Eduardo Lourenço Gregório Júnior, que também foi coordenador do livro, a ideia partiu da constatação de um "vácuo" de estudos tributários. "A partir da análise dos votos do ministro, procuramos identificar os principais atores e doutrinadores e resolvemos convidar colegas que tivessem afinidade com o tema, sob a ótica das interpretações do ministro Ayres Britto acerca da matéria", explicou.

t

t

t

t

A obra honra a distinta presença, no constitucionalismo brasileiro, do ministro Carlos Ayres Britto, que presidiu o STF. E o faz numa coletânea de artigos assinados por nomes de extraordinário valor, que apresentam o que de melhor o Direito Tributário brasileiro tem. Uma obra poética, refinada e inspiradora, como o homenageado.

Autores

Agostinho do Nascimento Netto
Ana Carolina Andrada Arrais Caputo Bastos
Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy
Carlos Alexandre de Azevedo Campos
Carlos Eduardo Caputo Bastos
Claudio Xavier Seefelder Filho
Donovan Mazza Lessa
Eduardo Maneira
Everardo Maciel
Flavio Eduardo Silva de Carvalho
Heleno Taveira Torres
Jimir Doniak Jr.
José Maria Arruda de Andrade
Lucas Mariano
Luís Carlos Martins Alves Jr.
Marcos Aurélio Pereira Valadão
Marcos Correia Piqueira Maia
Marcus Vinicius Furtado Coêlho
Paulo de Barros Carvalho
Rebeca Drummond de Andrade Müller e Santos
Ricardo César Mandarino Barretto
Rodrigo Senne Capone
Rogério Campos
Saulo Mesquita
Tiago Conde Teixeira
Valter de Souza Lobato

__________

Editora Forum LTDA