MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ anula busca e apreensão coletiva e genérica em comunidades de favelas no RJ
Constrangimento ilegal

STJ anula busca e apreensão coletiva e genérica em comunidades de favelas no RJ

Decisão foi a partir do voto conductore do ministro Sebastião Reis.

Da Redação

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Atualizado às 19:40

A 6ª turma do STJ decidiu nesta terça-feira, 5, anular decisão que decretou busca e apreensão coletiva, genérica e indiscriminada em comunidades de favelas no Rio de Janeiro.

Na origem, trata-se de apuração de crimes praticados em comunidades de favelas do Jacarezinho (nas localidades conhecidas como Vasco, Azul, Fundão, Esperança, Cruzeiro, Praça XV, Estuba, Concórdia, Pontilhão, Abóbora) e Conjunto Habitacional Morar Carioca (bairro Triagem).

A decisão da turma foi unânime, a partir do voto do relator, ministro Sebastião Reis Júnior. O habeas foi impetrado pela Defensoria Pública do RJ contra decisão do TJ/RJ.

t

Ao julgar o mérito da impetração, o relator concluiu estar configurada a ausência de individualização das medidas de apreensão a serem cumpridas, o que contraria diversos dispositivos legais, dentre eles os arts. 240, 242, 244, 245, 248 e 249 do CPP, além do art. 5º, XI, da CF"A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judiciar."

Para Sebastião Reis  Jr., está caracterizada a possibilidade concreta e iminente de ofensa ao direito fundamental à inviolabilidade do domicílio e evidenciado o constrangimento ilegal.

"Indispensável que o mandado de busca e apreensão tenha objetivo certo e pessoa determinada, não se admitindo ordem judicial genérica e indiscriminada de busca e apreensão para a entrada da polícia em qualquer residência."

Desse modo, concedeu a ordem para reformar o acórdão impugnado e declarar nula a decisão que decretou a medida de busca e apreensão coletiva, genérica e indiscriminada em face dos cidadãos e cidadãs domiciliados nas comunidades atingidas pelo ato coator.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP