MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Candidato reprovado sem justificativa consegue se manter no concurso para PM
Concurso

Candidato reprovado sem justificativa consegue se manter no concurso para PM

Autor passou no teste de aptidão física, mas, em seguida, foi desclassificado do concurso injustificadamente.

Da Redação

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Atualizado às 09:23

Um candidato em concurso para a Polícia Militar de Goiás que passou no teste físico, mas, em seguida, foi eliminado sem justificativa poderá realizar as próximas fases do certame. A decisão é da 3ª turma julgadora da 2ª câmara Cível do TJ/GO.

t

O autor alegou que foi aprovado na primeira fase do concurso, tendo, em seguida, realizado o teste de aptidão física, no qual foi considerado apto de acordo com o resultado. Mas, posteriormente, a banca teria mudado seu entendimento, avaliando-o como inapto e eliminado sem qualquer justificativa. Pleiteou, assim, sua convocação para a próxima fase.

Em 1º grau, o pedido foi julgado procedente. O juízo destacou que, de fato, não havia motivação para a eliminação do requerente, e que o ato foi "ilegal e desmotivado".

O Estado de Goiás apelou. Alegou, em síntese, que embora tenha sido aprovado no TAF, a convocação para sua realização foi equivocada, porque realizada fora do número de vagas. Pediu, assim, a reforma da sentença.

Mas o colegiado entendeu que o apelo não merecia prevalecer. Relator, o desembargador Carlos Alberto França destacou que restou incontroverso que o autor foi aprovado nas modalidades do teste físico, e que foi eliminado em seguida, sem motivação.

"No caso concreto, não se mostra razoável que, após a publicação da lista dos candidatos aprovados, o Estado de Goiás proceda à desclassificação do candidato, declarando-o inapto no Teste de Aptidão Física (TAF), embora tenha logrado êxito na referida fase do certame."

O magistrado ainda ressaltou que é justamente nos atos que se classificam como discricionários, nos quais há maior margem de liberdade pela Administração, é que se verificam os maiores abusos e arbítrios. "Daí, a necessidade de seu controle, que só se possibilita mediante a devida motivação."

O colegiado manteve a sentença que anulou o ato de desclassificação. Agnaldo Bastos Advocacia Especializada atuou na causa pelo candidato.

_________________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...