MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Comentários sobre a Introdução do Projeto de Lei de Concorrência Brasileiro"

Resultado do sorteio da obra "Comentários sobre a Introdução do Projeto de Lei de Concorrência Brasileiro"

Da Redação

quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Atualizado em 11 de outubro de 2006 09:57


Sorteio de obra

Migalhas sorteou 5 exemplares da obra "Comentários Sobre a Introdução do Projeto de Lei de Concorrência Brasileiro" (Ed. Armazém de Idéias - 95 p.), que foi gentilmente oferecido pelo ilustríssimo causídico Jayme Vita Roso, sócio do escritório Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos. Confira os ganhadores abaixo.

A obra:

O autor , como vem fazendo ao longo dos anos, adaptando os princípios de Kennth J. Gergen, professor de Psicologia Social em Filadélfia, da corrente chamada "Construcionismo Social", convida-nos a fazer interrogações sobre a nossa visão da realidade do mundo com o mercado.

A corrente sustenta que o cognominamos realidade é uma construção, tendo em vista as relações que temos uns com os outros. E interroga, de forma dramática, se as descrições que fazemos do mundo tomam forma no interior mesmo da linguagem.

No fundo é uma audaciosa crítica ao consumismo consciente. São interrogações que não podem passar despercebidas aos estudiosos do mundo contemporâneo e àqueles que, fatigados, colidem com a falta de projetos para que, ao homem, se tenha garantida a sua condição de pessoa humana e não mero consumidor.

A avaliação de cada um dos leitores sobre as propostas contidas neste ensaio merece respeito, pois o autor, indignado, opõe-se ao mundo dos negócios que, cobrindo-se de palavras como governança e auto-regulamentação, não consegue sistematizar regras eficientes de conduta, como aquelas dos padrões éticos de profissões, como a advocacia que, até há pouco tempo, eram cardeais para a garantia dos princípios e valores democráticos.


Sobre o autor:

Jayme Vita Roso, advogado, nascido em são Paulo. É graduado em Direito pela USP (1956), mestrado em Direito Ambiental e Social pela UNISAL-Lorena. Conselheiro do Instituto dos Advogados, na qual preside o Comitê de Recursos Naturais e Proteção ao Meio Ambiente. É membro do Conselho da Faculdade Estácio de Sá, de Belo Horizonte, e do International Advisory Board do Institute for Consumer Antitrust Studies, da Loyola Universaty, em Chicago. Tem colaborado como rapporteur em Chicago da International Bar Association, no Comitê Antitruste.


__________

Ganhadores:

  • Lucia Helena Salgado e Silva, do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
  • Alessandra Cony Siniscalchi, do escritório Souza, Cescon Avedissian, Barrieu e Flesch Advogados
  • Elisabete M. C. Nunes
  • Emiliano Augusto Tozetto, Serasa
  • Fábia Madureira de Castro, advogada da Unimed de Belo Horizonte