MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Portaria da PGR uniformiza procedimentos que tratam de conflitos de competência
Portaria 848/19

Portaria da PGR uniformiza procedimentos que tratam de conflitos de competência

Portaria 848/19 traz normas que se referem à atuação do MPF relativa ao processo penal e à tutela coletiva.

Da Redação

domingo, 22 de setembro de 2019

Atualizado em 23 de setembro de 2019 07:24

A procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, publicou nesta segunda-feira, 16, a portaria 848/19, que aprova onze enunciados da Assessoria Jurídica para Conflitos de Atribuição do gabinete da Procuradoria-Geral da República (AJCA/PGR). 

t

A portaria traz normas que se referem à atuação do MPF relativa ao processo penal e à tutela coletiva. Segundo a procuradora, a uniformização dos procedimentos firmados confere "celeridade e segurança jurídica às manifestações".

Uma das normas trata da atribuição do MPF, no âmbito criminal, para a investigação e a proposição de ação penal relativa a desvios e malversação de recursos do Fundef e do Fundeb, independentemente de complementação com recursos federais.

Segundo o enunciado, no âmbito cível a atribuição é do MPF. A atuação do parquet Federal só é justificada se houver complementação de recursos por parte da União e se os fatos tiverem relação com desvios ou irregularidades na aplicação das verbas.

Crimes cibernéticos

O sétimo enunciado trata da divulgação de conteúdo ilícito na internet. A norma estabelece que o conteúdo acessado por alguém no estrangeiro, mesmo que não existam evidências de que o acesso realmente ocorreu, devem ser atribuídas ao MPF desde que sejam preenchidos três requisitos cumulativos.

De acordo com o enunciado, é necessário que "o fato esteja previsto como crime no Brasil e no estrangeiro; o Brasil seja signatário de convenção ou tratado internacional por meio do qual assume o compromisso de reprimir criminalmente aquela espécie delitiva; e que a conduta tenha ao menos se iniciado no Brasil e o resultado tenha ocorrido, ou devesse ter ocorrido no exterior, ou reciprocamente".

Atividades de mineração

O oitavo enunciado determina que o MPF tem atribuição para atuar em procedimentos que tratem sobre o exercício das atividades de mineração no território nacional, com possível responsabilização do DNPM, sucedido pela Agência Nacional de Mineração, pela omissão do dever de fiscalização. 

Veja a íntegra da portaria.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...