MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/PR suspende dispositivo que proibiu escolas de Cascavel de abordar questões de gênero
Ideologia de gênero

TJ/PR suspende dispositivo que proibiu escolas de Cascavel de abordar questões de gênero

Órgão Especial suspendeu efeitos de dispositivo da lei municipal 6.496/15.

Da Redação

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Atualizado em 18 de setembro de 2019 07:06

Nesta segunda-feira, 16, o Órgão Especial do TJ/PR suspendeu, por maioria, os efeitos de dispositivo de lei municipal de Cascavel/PR que veda a abordagem de questões relativas a gênero nas escolas municipais.

O artigo 2º, parágrafo único, da lei 6.496/15 veda a "adoção de políticas de ensino que tendam a aplicar a ideologia de gênero, o termo 'gênero' ou 'orientação sexual'" na rede pública de ensino do município.

t

A Federação Interestadual de Trabalhadores em Educação Pública ajuizou ADIn na qual pediu a suspensão dos efeitos do dispositivo e a declaração de inconstitucionalidade do conteúdo. O município, em sua defesa, alegou que a lei é compatível com o Plano Nacional de Educação e que a ideologia de gênero violaria o direito de pais e mães de educarem seus filhos.

A Procuradoria-Geral de Justiça, em seu parecer, destacou que o conteúdo em questão viola os princípios da igualdade, da dignidade da pessoa humana e da proteção integral. A PGJ salientou que - apesar de a lei ter sido editada em 2015 - a proibição imposta ao conteúdo educacional intensifica o risco de prejuízos às sucessivas gerações de alunos.

O desembargador relator no TJ/PR afirmou que "a educação deve ser informada pelos princípios da igualdade, da liberdade de ensino, além do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas".

"O legislador municipal, aparentemente, esqueceu das regras de competência legislativa e deixou ao largo premissas presentes no texto constitucional para, deliberadamente, editar norma proibitiva de abordagem de todo o conteúdo relacionado à ideologia de gênero ou aos termos 'gênero' e 'orientação sexual', violando o regular predomínio legislativo."

Além da suspensão dos efeitos do dispositivo, o TJ/PR suspendeu a tramitação do processo até o julgamento da ADPF 460, que tramita no Supremo, e trata da mesma matéria.

  • Processo: ADIn 1748217-4

Informações: TJ/PR.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...