MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça manda Doria devolver apostilas recolhidas por "apologia à ideologia de gênero"
Gênero

Justiça manda Doria devolver apostilas recolhidas por "apologia à ideologia de gênero"

Governador de SP determinou recolhimento do material das escolas por considerar que há "erro inaceitável"

Da Redação

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Atualizado às 12:15

Liminar deferida nesta terça-feira, 10, determinou a suspensão do recolhimento de apostila de ciências dos alunos do 8ª ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino de SP. O material didático foi recolhido na última terça-feira, 3, a pedido do governador João Doria, que considerou que a apostila fazia "apologia à ideologia de gênero". Decisão é da juíza de Direito Paula Fernanda de Souza.

A apostila explica os conceitos de sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual. Também traz orientações sobre gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

A decisão julgou uma ação popular proposta por coletivo formado por professores e pesquisadores de universidades públicas do estado de São Paulo pedindo a anulação do ato do governador.

t

Para a juíza, a retirada do material "suprimiria conteúdo de apoio de todo o bimestre de diversas áreas do conhecimento humano aos alunos", com concreto prejuízo ao aprendizado.

A magistrada também considerou que "a lesão ao patrimônio público e ao erário estão suficientemente demonstradas", visto que o material foi distribuído a todos os alunos da rede pública após aprovação de órgãos responsáveis e com evidente custo aos cofres estaduais.

Assim, julgou procedente o pedido, determinando a suspensão do recolhimento das apostilas e a devolução do material que já havia sido recolhido no prazo de 48 horas, com pena de multa em caso de descumprimento.

t

Recolhimento

O recolhimento das apostilas foi determinado na terça-feira da semana passada pelo governador João Dória. "Fomos alertados de um erro inaceitável no material escolar dos alunos do 8º ano da rede estadual. Solicitei ao Secretário de Educação o imediato recolhimento do material e apuração dos responsáveis. Não concordamos e nem aceitamos apologia à ideologia de gênero", escreveu o governador no Twitter.

t

Ao G1, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo teria informado que recolheu o material "por entender que a abordagem 'ninguém nasce homem nem mulher' expressa na apostila é equivocada por não apresentar fundamentação cientifica". O argumento da secretaria é que o termo "identidade de gênero" estaria em desacordo com a Base Nacional Comum Curricular do MEC e com o Novo Currículo Paulista aprovado em agosto.

Em 2017, o Ministério da Educação tirou o termo "orientação sexual" da terceira e última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino infantil e fundamental, que passou a valer em 2019. De acordo com o documento, o Conselho Nacional de Educação (CNE) emitiria orientações específicas sobre orientação sexual e identidade de gênero.

Inquérito

O MP/SP instaurou um inquérito na última quarta-feira, 4, para apurar o recolhimento das apostilas. A promotoria apura a possível violação do direito à educação e aos princípios constitucionais do ensino, além de eventual lesão ao erário.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...