MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lei inclui universidades comunitárias na lei de diretrizes e bases da educação
Lei 13.868/19

Lei inclui universidades comunitárias na lei de diretrizes e bases da educação

Publicação ocorreu na última quarta-feira, 4.

Da Redação

domingo, 8 de setembro de 2019

Atualizado em 6 de setembro de 2019 10:57

Foi publicada no DOU da última quarta-feira, 4, a lei 13.868/19 que inclui as universidades comunitárias na LDB - lei de diretrizes e bases da educação. 

Com a nova lei, as universidade comunitárias passam a compor o rol de instituições de ensino previstas na LDB e tornam-se parte do sistema Federal de ensino, além das instituições públicas e privadas. 

t

As universidades comunitárias foram regulamentadas pela lei 12.881/13 e são construídas na forma de associação ou fundação, sendo mantidas pela sociedade civil e sem possuir fins lucrativos.

O projeto que incluiu as universidades comunitarias na lei de diretrizes e bases da educação foi proposto pelo senador Jorginho Mello. Segundo a justificativa da proposta, as universidades comunitárias "enfrentam grandes dificuldades, muito pelo fato de não serem ainda conhecidas e reconhecidas dentro do governo Federal". De acordo com a proposta, esse tipo de instituição exercem papel fundamental na sociedade. 

Veja a íntegra da norma.

____________________

LEI Nº 13.868, DE 3 DE SETEMBRO DE 2019

Altera as Leis nos 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir disposições relativas às universidades comunitárias. 

O PRESIDENT E DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

Art. 1º Esta Lei altera as Leis nos 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir disposições relativas às universidades comunitárias. 

Art. 2º O § 3º do art. 8º da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 8º .................................................................................................................... ........................................................................................................................................... § 3º Para a Câmara de Educação Superior a consulta envolverá, necessariamente, indicações formuladas por entidades nacionais, públicas e particulares, e pelas instituições comunitárias de educação superior, que congreguem os reitores de universidades, os diretores de instituições isoladas, os docentes, os estudantes e os segmentos representativos da comunidade científica. ................................................................................................................................." (NR) 

Art. 3º Os arts. 16 e 19 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passam a vigorar com as seguintes alterações:

"Art. 16. .................................................................................................................. ........................................................................................................................................... II - as instituições de educação superior mantidas pela iniciativa privada; ................................................................................................................................." (NR) "Art. 19. .................................................................................................................. ........................................................................................................................................... III - comunitárias, na forma da lei. § 1º As instituições de ensino a que se referem os incisos II e III do caput deste artigo podem qualificar-se como confessionais, atendidas a orientação confessional e a ideologia específicas. § 2º As instituições de ensino a que se referem os incisos II e III do caput deste artigo podem ser certificadas como filantrópicas, na forma da lei." (NR) 

Art. 4º Fica revogado o art. 20 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 

Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 3 de setembro de 2019; 198º da Independência e 131º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO
Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS