Delegados criticam interferência na PF e pedem autonomia do órgão
Delegados leram carta expressando as dificuldades do órgão.
Da Redação
sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Atualizado às 19:31
Nesta sexta-feira, 23, delegados da ADPF - Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal criticaram a falta de autonomia do órgão. Durante a 4ª edição do Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, os delegados leram uma carta expressando as dificuldades da PF nos últimos tempos.
Segundo o documento, a PF tem enfrentado dificuldades operacionais, estruturais e financeiras em decorrência dos contingenciamentos, "sem o direito de encaminhar sua própria proposta orçamentária diretamente ao Congresso Nacional".
Na carta, os delegados mencionaram as recentes declarações de Bolsonaro sobre nomeações de cargos diretivos da PF. Para eles, a "Polícia Federal não deve ficar sujeita a declarações polêmicas em meio a demonstrações de força que possam suscitar instabilidades em um órgão de imensa relevância".
"Nesse sentido, medidas legislativas são fundamentais para impedir qualquer tentativa de interferência na Polícia Federal."
- Veja a íntegra do documento.
Ao Migalhas, o presidente da ADPF falou da importância da autonomia para o órgão. Veja:
Com o tema "Novos rumos no combate à corrupção e à criminalidade organizada: o Brasil pós Operação Lava Jato e a experiência italiana", o evento reúne delegados federais, especialistas em segurança, magistrados e membros do governo da Itália.
Veja a programação.
_____________