MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ tranca ação penal baseada em flagrante de policial que acessou celular sem autorização
Penal

STJ tranca ação penal baseada em flagrante de policial que acessou celular sem autorização

Para 6ª turma, "prova obtida dessa maneira arbitrária é ilícita".

Da Redação

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Atualizado em 3 de outubro de 2019 07:54

A 6ª turma do STJ concedeu ordem em HC para anular ação penal por vício na fase investigativa - o policial se passou pelo dono de celular e fez negociação para provocar a prisão em flagrante, sem permissão do titular da linha, tampouco autorização judicial. 

A decisão da turma foi a partir do voto do relator, ministro Sebastião Reis. Para o relator, "a prova obtida dessa maneira arbitrária é ilícita".  

"Tal conduta não merece o endosso do Superior Tribunal de Justiça, mesmo que se tenha em mira a persecução penal de pessoa supostamente envolvida com tráfico de drogas."

t

S. Exa. assentou que a condenação do paciente está totalmente respaldada em provas ilícitas, uma vez que, no momento da abordagem ao carro em que estavam o paciente, o corréu e sua namorada, o policial atendeu ao telefone do condutor, sem autorização para tanto e passou-se por ele para fazer a negociação de drogas e provocar o flagrante.

"O vício ocorrido na fase investigativa atinge o desenvolvimento da ação penal, pois não há prova produzida por fonte independente ou cuja descoberta seria inevitável. Até o testemunho dos policiais em juízo está contaminado, não havendo prova autônoma para dar base à condenação."

O ministro Sebastião ressaltou no voto que além da apreensão das drogas e de R$ 642, nada mais havia no carro, sequer acessórios comumente usados na traficância, como caderno de anotações, balança de precisão ou material para embalar a droga. "Somente a partir da leitura da mensagem enviada a um dos telefones e da primeira ligação telefônica atendida pelo policial é que as coisas se desencadearam e deram ensejo à prisão em flagrante por tráfico de drogas e, depois, à denúncia e culminaram com a condenação", concluiu S. Exa.

O julgamento ocorreu nesta quinta-feira, 15.

Confira a íntegra do acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas