Dallagnol propôs usar imprensa para pressionar Raquel Dodge, revelam mensagens
El País e The Intercept divulgam que força-tarefa tratava a chefe como um entrave para operação.
Da Redação
sexta-feira, 9 de agosto de 2019
Atualizado às 18:08
O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato, propôs a colegas no ano passado usar a imprensa, em off, para pressionar "de modo mais agressivo" a PFR Raquel Dodge. A revelação consta em reportagem do El País em parceria com o The Intercept Brasil.
Conforme o veículo, as mensagens obtidas demonstrariam que a força-tarefa tratava a chefe como um entrave para operação - e buscaram driblá-la, planejando inclusive minar sua imagem por meio de vazamentos de informação na imprensa, em off.
Em dado momento, apontam, os procuradores reclamaram no chat do Telegram que Dodge sairia de férias sem resolver "pendências" relacionadas ao acordo de Léo Pinheiro, da OAS. Pela agenda publicada no site do MPF, a procuradora, de fato, tirou férias no período: entre 4 e 18 de julho.
No dia seguinte às férias, Deltan Dallagnol propôs aos colegas no chat "OAS - Curitiba - acordo" pressionar Dodge usando a imprensa "em off", passando informação a jornalistas sem se identificar. "Podemos pressionar de modo mais agressivo pela imprensa". Outra opção era apresentar um prazo limite para o encaminhamento. "A mensagem que a demora passa é que não tá nem aí pra evolução as investigações de corrupção, se queixa. "Da saudades do Janot", encerra.
Vazamentos
Migalhas reuniu, em site exclusivo, todas as informações e desdobramentos dos vazamentos envolvendo a operação Lava Jato. Acesse: vazamentoslavajato.com.br