CNMP vai apurar se procuradores da Lava Jato usaram cargos para lucrar com palestras
Corregedoria instaurou reclamação contra Deltan Dallagnol e Roberson Pozzobon.
Da Redação
terça-feira, 16 de julho de 2019
Atualizado às 17:43
O CNMP vai apurar se Deltan Dallagnol e Roberson Pozzobon, da força-tarefa da Lava Jato, obtiveram lucro com palestras pagas conseguidas com o uso de cargos de procuradores.
O corregedor nacional do MP Orlando Rochadel Morei determinou a instauração de reclamação disciplinar, após representação do PT narrando a divulgação de mensagens de texto obtidas pelo site The Intercept Brasil.
De acordo com o corregedor, a ampla repercussão nacional demanda atuação da Corregedoria Nacional.
"A imagem social do Ministério Público deve ser resguardada e a sociedade deve ter a plena convicção de que os Membros do Ministério Público se pautam pela plena legalidade, mantendo a imparcialidade e relações impessoais com os demais Poderes constituídos."
Segundo Orlando, o contexto indicado assevera eventual desvio na conduta de membros do MPF, que, em tese, pode caracterizar falta funcional.
"É oportuna a instrução preliminar de Reclamação Disciplinar para apuração da verossimilhança das imputações nos termos regimentais."
- Processo: 01.003584/2019
Veja o despacho.
Vazamentos
Migalhas reuniu, em site exclusivo, todas as informações e desdobramentos dos vazamentos envolvendo a operação Lava Jato. Acesse: vazamentoslavajato.com.br