Publicada lei que cria Empresa Simples de Crédito
Lei complementar 167/19 permite abertura de empresas para empréstimo de dinheiro a negócios locais.
Da Redação
quinta-feira, 25 de abril de 2019
Atualizado às 09:50
Foi publicada no DOU desta quinta-feira, 25, a lei complementar 167/19, que cria a chamada ESC - Empresa Simples de Crédito. A norma permite que pessoas físicas abram uma empresa em suas cidades para emprestar dinheiro a micro e pequenas empresas locais.
De acordo com a lei complementar, a ESC deve adotar a forma de uma Eireli - empresa individual de responsabilidade limitada, de um empresário individual, ou de uma sociedade limitada constituída por pessoas naturais. Segundo a norma, a ESC deve ter atuação exclusivamente no município onde é sediada ou em municípios limítrofes a esse.
A lei estabelece que o valor total das operações de empréstimo da ESC não poderá ser superior ao capital produzido por ela, e que a mesma pessoa natural não poderá participar de mais de uma ESC, ainda que sejam localizadas em municípios distintos ou sob forma de filial.
A norma traz vedações ao funcionamento da ESC, proibindo captação de recursos em nome próprio ou de terceiros e operações, na qualidade de credora, com entidades que integram a Administração Pública.
Inova Simples
A lei complementar 167/19 também institui o programa Inova Simples, que concede tratamento diferenciado nos procedimentos de abertura e fechamento de startups ou empresas de inovação.
Confira a íntegra da lei complementar 167/19.