TSE: Juízes eleitorais poderão decidir sobre liberação de mesários de religião judaica
Da Redação
quinta-feira, 14 de setembro de 2006
Atualizado às 08:49
Eleições
TSE: Juízes eleitorais poderão decidir sobre liberação de mesários de religião judaica
Juízes eleitorais poderão decidir, caso a caso, sobre a dispensa de mesários de religião judaica convocados para trabalhar no dia das eleições. A decisão foi tomada durante a sessão plenária do TSE de ontem (13/9), no julgamento da PET 2058 apresentada pelo representante da Confederação Israelita do Brasil e vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, Nelson Calandra. Por unanimidade, os ministros acompanharam o voto do relator, ministro José Delgado.
O pedido se referia à dispensa de mesários de religião judaica, convocados para trabalhar nas próximas eleições, tendo em vista que neste ano o Yom Kippur (Dia do Perdão), data sagrada para a comunidade judaica, ocorre dia 2 de outubro, dia seguinte ao pleito nacional, que é 1º de outubro.
A Confederação Israelita tinha solicitado, ainda, que as escolas que também funcionam como sinagogas e que foram requisitadas pelo TSE para abrigar seções eleitorais fossem liberadas. Mas o pedido foi indeferido pela Corte.
O Yom Kippur marca o início do Kippur, um dos dias mais importantes do judaísmo. No calendário hebreu, o Yom Kippur começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishri (o que coincide com setembro ou outubro), continuando até ao seguinte pôr-do-sol. Neste ano, o Yom Kippur será no dia 2 de outubro, mas o feriado começa no pôr-do-sol do dia anterior.
___________