MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ: Corregedoria determina que TJ/MG investigue juiz que ameaçou testemunha
Apuração

CNJ: Corregedoria determina que TJ/MG investigue juiz que ameaçou testemunha

Ministro Humberto Martins expediu ofício nesta segunda-feira, 15.

Da Redação

terça-feira, 16 de abril de 2019

Atualizado às 07:47

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, expediu nesta segunda-feira, 15, ofício no qual requer que o TJ/MG apure fatos relativos ao juiz de Direito Rodrigo Braga Ramos, da vara Criminal de João Monlevade. Em vídeo gravado durante audiência, o magistrado aparece exaltado ao falar com uma testemunha.

No vídeo, o juiz chega a mandar o depoente "calar a boca" e ameaça o homem: "não discute comigo não, ou o senhor sai daqui preso também". Veja o vídeo.

Ofício

No ofício expedido nesta segunda-feira, o ministro Humberto Martins considera que, segundo a presidente da subseção da OAB de João Monlevade, Larissa de Oliveira Santiago, conforme o vídeo foi compartilhado, muitos advogados procuraram a OAB para dizer que o juiz já teve a mesma atitude com os profissionais e com seus clientes.

t

No documento, o corregedor também pontua que o magistrado é, segundo notícia publicada em página na internet, também é investigado por agredir fisicamente e moralmente sua ex-noiva após a festa de casamento, além de ser investigado por uso de prova sem autorização judicial.

Em virtude disso, o corregedor entende que diante da possibilidade de o juiz de Direito "ter praticado atos que, em tese, caracterizam conduta vedada a magistrados". Assim, encaminha o ofício ao corregedor de Justiça do TJ/MG para que sejam apurados os fatos em relação ao juiz, devendo o resultado ser comunicado à Corregedoria Nacional de Justiça em até 60 dias.

Confira a íntegra do ofício 180/19.

Repúdio

Também nesta segunda-feira, 15, a OAB/MG divulgou nota de repúdio contra a atitude do magistrado. Veja:

Nota de repúdio

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais, vem, através da presente, repudiar veementemente a atuação do magistrado da Vara Criminal da Comarca de João Monlevade, Rodrigo Braga Ramos, que em audiência realizada no processo registrado sob o n.º 0362.17.002.944-5, ao colher depoimento de testemunha no feito, agiu de maneira absolutamente inadequada, o que prejudica o exercício do direito de defesa.

Informa, nesta oportunidade, que o Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Humberto Martins, já determinou a instauração de Processo Disciplinar em desfavor do magistrado.

Ficou definido em reunião realizada com os advogados da região, a unanimidade, que a Ordem irá acompanhar o processo administrativo instaurado contra o magistrado junto aos órgãos correcionais, assim como irá comunicar o fato ao Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais para que tome as providências cabíveis acerca da suposta prática de crime de abuso de autoridade.

Dessa forma, a OAB cumpre o seu dever de defender a sociedade e os cidadãos, bem como de zelar pela melhor prestação jurisdicional.

Raimundo Cândido Júnior

Presidente da OAB/MG

Larissa de Oliveira Santiago

Presidente da Subseção de João Monlevade da OAB/MG

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...