MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vade Mecum OAB. Conheça o específico para candidatos ao exame de Ordem
Exame de Ordem

Vade Mecum OAB. Conheça o específico para candidatos ao exame de Ordem

A obra é tão essencial que há versões com o enfoque em determinadas situações, por exemplo, a prova da OAB, necessária para todo estudante de Direito formado poder atuar como advogado.

Da Redação

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Atualizado em 2 de abril de 2019 14:40

No âmbito jurídico, o Vade Mecum é o livro de referência para qualquer atividade que esteja relacionada a alguma lei. Nele, encontra-se a legislação de diversos ramos do Direito, sem comentários, interpretações ou observações - ou seja, como ela é, de fato. Dessa forma, classifica-se o Vade Mecum como uma referência devido ao seu conteúdo ser a legislação seca.

O termo "Vade Mecum", inclusive, tem origem no latim, e significa "vem comigo" ou "vamos juntos", dependendo da interpretação. Nesse sentido, o significado se relaciona totalmente à sua utilidade. Desde estudantes de Direito até profissionais com anos de experiência utilizam o Vade Mecum no dia a dia. A obra é tão essencial que há versões com o enfoque em determinadas situações, por exemplo, a prova da OAB, necessária para todo estudante de Direito formado poder atuar como advogado. Pensando nisso, é válido perguntar: você sabe como o Vade Mecum OAB pode lhe ser útil? 

Qual a finalidade desse Vade Mecum?

Como dito anteriormente, para atuar como advogado em território nacional, todo cidadão formado em Direito precisar ser aprovado no exame da OAB. Sem a carteirinha da instituição, não é permitido advogar, não importando em qual faculdade a pessoa cursou ou algo do tipo. Em suma: é preciso passar na prova. Buscando auxiliar os estudantes do penúltimo e último ano da faculdade ou mesmo os formados que ainda não passaram no exame da ordem, o Vade Mecum OAB possui todo o seu conteúdo focado na segunda fase da prova, ou seja, a obra é voltada, totalmente, para estudar e prestar o exame da OAB, não possuindo o mesmo contingente de legislações que a versão tradicional do Vade Mecum.

Qual a diferença entre o Vade Mecum Tradicional e o OAB?

t

Para estudar para as provas e atividades da faculdade de Direito, além de necessidades do trabalho ao longo do período de atuação como advogado, é indicado que a pessoa tenha um Vade Mecum Tradicional a mão. Assim, é possível consultar qualquer legislação durante o período de atividades. Com o Vade Mecum OAB, no entanto, isso não necessariamente consegue ser feito. Tendo um material totalmente focado no exame de Ordem, a obra não possui o mesmo conteúdo da versão tradicional - sendo, nesse caso, menor. Estão fora do Vade Mecum OAB os estatutos do índio e dos militares, além da legislação complementar das áreas empresarial e militar. Além disso, no caso da obra publicada pela Saraiva Jur, os conteúdos adicionais on-line também são totalmente focados na segunda fase da OAB, sem contemplar outras questões que são abordadas durante o curso de Direito.

Diferentemente do que pode se pensar, a segunda fase do exame da OAB não é como um bicho de sete cabeças! Sendo denominada como prova prático-profissional, ela é aplicada aos aprovados na prova objetiva da primeira fase, e é composta por duas partes: quatro questões dissertativas e a redação de uma peça profissional privativa de advogados. O tema da prova, inclusive, é de acordo com a escolha do candidato dentre sete áreas do Direito disponibilizadas pela ordem: administrativo, tributário, civil, empresarial, penal, trabalhista e constitucional. Ou seja, nessa fase é necessário que o estudante se dedique muito aos estudos da área optada na inscrição para o exame. Tendo feito isso, somado ao auxílio do Vade Mecum OAB no dia da prova, a segunda fase certamente não aparentará ser tão difícil de se realizar.

Como visto acima, com dedicação e o material certo, a segunda fase da OAB não será tão difícil quanto parece. No entanto, é fato que ela demanda bastante estudo por parte do candidato. Nesse sentido, ter um Vade Mecum com o conteúdo físico e digital - caso haja - focado totalmente no exame da ordem poderá tornar mais eficiente a preparação do estudante. Recursos com um mapa da Legislação para a segunda fase podem ser fundamentais para se sair bem no exame. No entanto, tais atributos só estão presentes em um Vade Mecum focado na prova da OAB. O tradicional, por mais que contenha a legislação necessária, não focará o seu conteúdo adicional nas prioridades de quem se inscreveu no exame.

Bons estudos!

__________

__________

SARAIVA EDUCACAO LTDA