Os esquematizados que os estudantes devem ter na prateleira
As obras, da Saraiva Jur, são atualizadas anualmente, de acordo com as mudanças legislativas e os novos julgados de Tribunais Superiores.
Da Redação
quarta-feira, 27 de março de 2019
Atualizado às 09:07
Com metodologia ágil, os esquematizados compilam toda disciplina em um único volume, facilitando o processo de aprendizado.
Os volumes não foram feitos apenas pensando na pessoa prestes a se formar, que deseja passar em concurso ou na prova da OAB. Qualquer um pode aderir à leitura de qualquer unidade da Coleção Esquematizado, até mesmo quem acabou de entrar na faculdade pode adquirir essas obras como guias de estudos na semana de provas.
Confira a lista dos 4 esquematizados:
"Direito Civil Esquematizado - Volume I", de Carlos Roberto Gonçalves
Direito Civil provavelmente é a disciplina que acompanha o estudante do começo ao fim do curso, pois representa o mais importante ramo do Direito Privado, composto pelo maior código que temos no Brasil. Nessa coleção, não há uma obra para todo o Direito Civil, pois o objetivo é esquematizar todo o conhecimento de modo que o livro continue completo. Por isso, as obras são divididas em 3 volumes. Para o entrante, o primeiro volume introduz a matéria da melhor forma. Carlos Roberto Gonçalves, além de ser conhecido pela sua notoriedade no mundo jurídico, também é admirado pelos estudantes pela linguagem clara e objetiva.
"Direito Penal, Parte Geral, Esquematizado", de André Estefam e Victor Eduardo Rios Gonçalves
Essa unidade é essencial para o entrante que quer aprimorar os conhecimentos em toda a parte geral do Direito Penal. Assim como nos outros volumes, esse também é marcado pela linguagem dinâmica, em que os autores buscam o tempo todo conversar com o leitor e atrai-lo para os aprendizados. A parte geral do Direito Penal costuma ser ensinada em pequenas etapas, todas ricas em conceitos específicos. Por isso, a estrutura é bastante segmentada, adaptada para o aluno seguir o cronograma dado pelo professor e entender cada vez mais a disciplina.
"Direito Constitucional Esquematizado", de Pedro Lenza
O esquematizado de Constitucional é uma das obras mais importantes que os entrantes da faculdade de Direito precisam ter na prateleira. Essa matéria é essencial para entender quais os princípios, normas, direitos e garantias fundamentais que são a base da nossa sociedade. É a obra mais completa da Coleção Esquematizado que proporciona em linguagem simples, didática e objetiva, além de toda a matéria de Direito Constitucional, vários conceitos adicionais e necessários para a compreensão de todo o sistema brasileiro. São 1.627 páginas ricas em conteúdo, bibliografia, jurisprudência e doutrina. A estrutura é composta por textos, quadros esquemáticos, bibliografia, conteúdos onlines e palavras em destaque. No canto superior direito da página 207, por exemplo, há um QR Code. Logo abaixo, podemos ver o tema do capítulo: "Poder Constituinte". O primeiro tópico consiste em um quadro esquemático com as divisões do poder constituinte. Em seguida, começa o texto explicativo, dividido em tópicos. No canto inferior direito, a editora disponibiliza o link que contém o vídeo sobre o capítulo. Isso mostra a dinamicidade, a praticidade e a singularidade da obra.
"Direito Processual Civil Esquematizado", de Marcus Vinicius Rios Gonçalves
Essa é uma das obras publicadas pelo juiz de Direito e professor Marcus Vinicius Rios Gonçalves. O autor, em nota da edição, comenta que "foram acrescentadas, à nova edição, súmulas e decisões recentes, especialmente relacionadas a temas que vêm causando polêmica, como o relativo aos poderes de coerção do juiz no processo, de apreensão de passaporte ou carteira de motorista. Também foram incorporadas ao texto as novas regras instituídas pela lei 13.655/2018". O livro contém todo o conteúdo da esfera processual civil que vai auxiliar o estudante, o concurseiro e o profissional de Direito, tanto para estudar, quanto para fazer consultas rápidas e entender tudo na hora. A obra trata de temas como as noções gerais da lei processual civil, os princípios e institutos fundamentais, a ação, a competência, os direitos de defesa, o processo, a jurisdição, os sujeitos do processo, os atos processuais, a tutela provisória, a formação, a suspensão e a extinção do processo, execução civil, dentre outros, desde a parte geral até o fim da fase processual.
__________
__________